Diario de Pernambuco
Busca

Falso

Fecomércio-PE não determinou fechamento do comércio do estado

Publicado em: 19/03/2020 12:23 | Atualizado em: 19/03/2020 12:46

 (Foto: Tarciso Augusto/DP)
Foto: Tarciso Augusto/DP

Em São Paulo, já foi determinado o fechamento dos shoppings. Em Goiânia, uma medida estabeleceu o fechamento do comércio de uma forma geral, sejam as lojas de rua, dos centros de compras ou feiras livres. A tendência é que as cidades brasileiras comecem a adotar estratégias para conter a disseminação da Covid-19. Em Pernambuco, desde ontem uma notícia sobre uma recomendação da Fecomércio-PE para fechar o comércio do estado tem sido amplamente compartilhada nas redes sociais. Porém, ela é falsa. A entidade reforça que não tem a capacidade de tomar este tipo de decisão. A medida só pode ser proposta pelo governo do estado, que informou que já adotou a restrição para eventos com mais de 50 pessoas e fechou as feiras da sulanca de Caruaru, Santa Cruz e Toritama, em parceria com os municípios, e que novos anúncios serão divulgados ao longo do dia, mas que não podem ser antecipados.

"Nós não temos o poder de determinar o fechamento de lojas, por enquanto vem da decisão de cada empresa. Nos estados que essa medida está sendo tomada, ela parte do governo", explica Thomas Albuquerque, assessor jurídico da Fecomércio-PE. No entanto, o setor está se movimentando para tentar minimizar os impactos negativos da disseminação da Civd-19 no comércio pernambucano. Ontem foi realizada uma reunião entre representantes do setor para estabelecer medidas que serão sugeridas para o governo do estado. "Estamos fazendo um documento, que deve estar pronto hoje, para sugerir medidas que reduzam os impactos no comércio, como novos prazos de recolhimento de tributos e do Simples, seguir o formato das medidas do governo federal", acrescenta.

"Vai depender da evolução dos acontecimentos. O nosso desejo é que Pernambuco não avance na mesma velocidade que outros estados. Então vai depender dos próximos dias. Mas repito que vai caber ao governo do estado determinar essa medida", conclui o assessor jurídico da Fecomércio-PE.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL