EUA vão classificar PCC e CV como organizações terroristas
A medida, anunciada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, entra em vigor a partir do dia 5 de junho.
Diario de Pernambuco e Estadão Conteúdo
Publicado: 28/05/2026 às 19:07
O presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula para a imprensa no final de uma recepção com membros republicanos do Congresso na Casa Branca em Washington, DC, em 22 de julho de 2025. (Foto de ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP) ( AFP)
O Departamento de Estado dos EUA anunciou, nesta quinta-feira (28), que vai classificar as facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.
A medida, anunciada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, entra em vigor a partir do dia 5 de junho.
"O Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho são duas das organizações criminosas mais violentas do Brasil. Sua influência se estende por toda a nossa região e chega ao nosso país", escreveu Rubio no X nesta quinta.
"Hoje, designei essas organizações como Organizações Terroristas Estrangeiras e como Terroristas Globais Especialmente Designados", disse.
"O governo Trump continuará usando todas as ferramentas disponíveis para proteger nossos interesses de segurança nacional e negar financiamento e recursos a narcoterroristas", concluiu Rubio.
De acordo com o governo americano, os grupos serão designados como “terroristas globais especialmente designados” (“Specially Designated Global Terrorists”, ou SDGTs) e também como “organizações terroristas estrangeiras” (“Foreign Terrorist Organizations”, ou FTOs).