° / °
Mundo
Conflito

Estados Unidos atacam Venezuela e Maduro é preso, diz Trump

Ataque e prisão do presidente da Venezuela aconteceram na madrugada deste sábado (3), segundo o presidente dos EUA

Diario de Pernambuico

Publicado: 03/01/2026 às 07:06

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou em 29 de novembro de 2025 que o espaço aéreo sobre e próximo à Venezuela deveria ser considerado fechado, a mais recente escalada em um impasse com o líder de esquerda Nicolás Maduro. (Foto de Juan Barreto e Andrew Caballero-Reynolds / AFP)/ AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou em 29 de novembro de 2025 que o espaço aéreo sobre e próximo à Venezuela deveria ser considerado fechado, a mais recente escalada em um impasse com o líder de esquerda Nicolás Maduro. (Foto de Juan Barreto e Andrew Caballero-Reynolds / AFP) ( AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que forças norte-americanas realizaram um ataque contra a Venezuela na madrugada deste sábado (3) e que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, teria sido preso durante a ação. Até a publicação desta matéria, não havia confirmação oficial da informação por fontes independentes ou autoridades internacionais.

A declaração foi feita pelo próprio Trump e divulgada pelo portal G1. Segundo o presidente norte-americano, a operação teria sido de “grande escala” e conduzida em conjunto com forças de segurança dos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea”, afirmou Trump.

O presidente dos EUA não informou para onde Maduro e a esposa teriam sido levados. Até o momento, o governo venezuelano não se manifestou, assim como não houve confirmação por parte de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), nem por grandes veículos da imprensa mundial.

Ataque

Agências internacionais relataram explosões em Caracas, capital da Venezuela. Foram ao menos sete explosões, em 30 minutos. Moradores de diferentes bairros relataram tremores, barulho de aeronaves e correria nas ruas. Parte da cidade ficou sem energia elétrica, principalmente nas proximidades da base aérea de La Carlota, no sul da capital.

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas