Oposição reforça defesa por eleições diretas no Sport e cita diálogo com Branquinho
Movimento Leões Pela Mudança reafirma discordâncias com a gestão de Yuri Romão e ressalta que os sócios precisam participar do processo eleitoral
Publicado: 21/11/2025 às 17:44
Ilha do Retiro (Rafael Vieira)
O movimento Leões Pela Mudança voltou a se posicionar de forma firme contra a condução política do Sport e, principalmente, contra a possibilidade de uma sucessão indireta na presidência do clube. Em comunicado publicado nesta sexta-feira (21), o grupo detalhou a reunião realizada pela manhã com Severino Otávio, o Branquinho, ex-presidente e nome que vem ganhando força entre lideranças rubro-negras para assumir o cargo após a saída antecipada de Yuri Romão.
De acordo com o movimento, o encontro teve como eixo central a defesa inegociável pela realização de eleições diretas. No texto, as lideranças afirmam ter apresentado suas discordâncias em relação à gestão Romão, sobretudo em pontos relacionados à identidade e ao rumo institucional do Sport, e destacam que Branquinho demonstrou preocupação com o atual cenário político do clube.
"Além de nos ouvir, concordou que os sócios precisam participar de todo o processo e se comprometeu a nos dar retorno em breve", registrou o grupo em seu posicionamento oficial. O movimento enfatizou ainda que o diálogo seguirá aberto, mas reforçou sua exigência: "Pelo bem do Sport, exigimos renúncia imediata e eleições diretas".
Visando manter a transparência com todos que apoiam nosso movimento, informamos que, na manhã de hoje, lideranças do Movimento Leões Pela Mudança aceitaram o convite e se reuniram com o ex-presidente Branquinho.
— Leões Pela Mudança (@Leoesdamudanca) November 21, 2025
No encontro apresentamos o nosso movimento, destacamos a nossa…
Branquinho promete decisão até segunda (24)
Apontado por inúmeros nomes influentes como a opção mais viável para conduzir o Sport durante a transição, Branquinho vive uma agenda intensa desde que retornou ao Recife nesta semana. Em entrevista ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube, o ex-presidente afirmou que pretende anunciar sua decisão sobre aceitar ou não a missão até a próxima segunda-feira (24).
A movimentação ocorre em meio a uma articulação robusta de ex-presidentes do Executivo e do Conselho Deliberativo. Uma carta aberta assinada por lideranças como José Tavares, Homero Lacerda, Sílvio Neves Baptista, Gustavo Dubeux, Arnaldo Barros, Arsênio Meira de Vasconcellos, Wanderson Lacerda, João Humberto Martorelli e Jarbas Vasconcelos formalizou o pedido para que Branquinho aceite ser candidato.
Na quinta-feira (20), ele esteve em reunião com Yuri Romão e com parte dos dirigentes que assinam o documento. Segundo Branquinho, o atual presidente apresentou um "raio-x" financeiro do clube, mas ele só pretende fazer questionamentos caso decida assumir o desafio.
Para o movimento oposicionista, o encontro desta sexta reforça a importância de incluir os sócios nas decisões mais críticas do clube.
"O diálogo é parte fundamental de qualquer decisão e jamais nos furtaremos de escutar qualquer um que nos procure para tratar do futuro do nosso clube", afirmou a nota.