Santa Cruz
Santa Cruz

Torcedores do Santa Cruz promovem campanha de doação de sangue para ganhar folga

Torcida do Santa Cruz promove campanha de doação de sangue antes de jogo contra o Altos

Paulo Mota

Publicado: 14/08/2025 às 11:45

Volume de sangue retirado, cerca de 450 ml, é rapidamente reposto pelo organismo sem prejuízos ao doador. Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP./Volume de sangue retirado, cerca de 450 ml, é rapidamente reposto pelo organismo sem prejuízos ao doador. Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP.

Volume de sangue retirado, cerca de 450 ml, é rapidamente reposto pelo organismo sem prejuízos ao doador. Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP. (Volume de sangue retirado, cerca de 450 ml, é rapidamente reposto pelo organismo sem prejuízos ao doador. Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP.)

Em uma ação que une solidariedade e paixão pelo futebol, torcedores do Santa Cruz estão promovendo um mutirão de doação de sangue na próxima segunda-feira (18), pela manhã, no Recife. A iniciativa visa abastecer os estoques dos bancos de sangue de Pernambuco e incentivar a presença da torcida no jogo decisivo contra o Altos-PI, na segunda-feira (18), às 20h30, na Arena Pernambuco, pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.

A campanha ganhou notoriedade nas redes sociais após circular a proposta de que trabalhadores que doarem sangue na segunda-feira pela manhã poderão usufruir do direito legal à folga remunerada. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalhador tem direito a um dia de folga, uma vez a cada 12 meses, para realizar doação voluntária de sangue, desde que apresente comprovante da ação ao empregador.

“Você faz uma atitude perfeita, ajuda outras pessoas com a doação de sangue, vamos encher os bancos de sangue, com sangue tricolor. Fazer o bem e ainda ganhar folga para ir ao jogo. Você que é empresário, por favor entenda é uma situação crítica. O clube está precisando do apoio da torcida”, disse o influenciador Raul Erlich, da Paixão Coral

O jogo entre Santa Cruz e Altos-PI será disputado na segunda-feira, às 20h30, na Arena de Pernambuco, e já conta com mais de 15 mil ingressos vendidos antecipadamente, segundo a assessoria do clube. Apesar das críticas quanto à data, horário e local da partida, a expectativa é de mais um grande público presente.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é necessário:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização formal; acima de 60 anos, somente se já tiver doado antes dos 60);

Pesar mais de 50 kg;

Estar em boas condições de saúde;

Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;

Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação;

Levar documento oficial com foto.

Restrições

Não podem doar sangue:

Pessoas com doenças como hepatite, HIV, doença de Chagas;

Grávidas ou mulheres amamentando;

Quem realizou tatuagens ou maquiagem definitiva nos últimos 6 meses;

Quem tomou vacina da gripe nas últimas 48 horas;

Quem ingeriu bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

Pessoas que passaram por cirurgias, endoscopia ou extrações dentárias recentemente;

Quem teve comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 6 meses.

A campanha reforça o papel social dos torcedores e mostra como o futebol pode ser um agente de transformação. A expectativa é de que a ação tenha adesão e ajude a aumentar os estoques dos hemocentros da região, que historicamente enfrentam baixos índices de doação em períodos fora de campanhas oficiais.


 

Mais de Santa Cruz