Santa Cruz
Santa Cruz

Sensação no Mundial, Al Hilal já foi derrotado pelo Santa Cruz na excursão da Fita Azul

Em 1979, o Tricolor venceu o time saudita por 3 a 0 em Riad, durante campanha invicta que rendeu a honraria da CBD

Paulo Mota

Publicado: 01/07/2025 às 15:30

Santa Cruz vence Al Hilal, jornal do Diario de Pernambuco/Acervo

Santa Cruz vence Al Hilal, jornal do Diario de Pernambuco (Acervo)

Sensação do futebol mundial após eliminar o Manchester City por 4 a 3 na prorrogação do Mundial de Clubes, o Al Hilal, da Arábia Saudita, vem atraindo os holofotes do planeta. Mas o que muitos não sabem é que o clube saudita já foi superado de forma contundente pelo Santa Cruz. O duelo histórico foi registrado à época pelo Diario de Pernambuco com o título: “Santa mostra que é o bom”. A Cobra Coral terminou a excursão internacional com o título da Fita Azul.

O encontro entre as equipes aconteceu em 1979, durante uma das mais memoráveis excursões internacionais já realizadas pelo clube pernambucano. Na ocasião, o Santa Cruz venceu o Al Hilal por 3 a 0, em pleno Estádio Rei Fahd, em Riad, diante de 35 mil torcedores. A partida fez parte da campanha invicta que garantiu ao Tricolor do Arruda a honraria da “Fita Azul", título simbólico concedido pela antiga CBD (antecessora da CBF) ao clube brasileiro que retornasse invicto de uma viagem internacional.

Vitória marcante e elenco estrelado do rival
Sob o comando do técnico Evaristo de Macedo, o Santa Cruz não tomou conhecimento do adversário, mesmo com o Al Hilal sendo treinado por ninguém menos que Zagallo, tricampeão mundial, e contando com o craque Rivelino no elenco, embora este não tenha atuado na partida.

Os gols da vitória coral foram marcados por Carlos Barbosa, Betinho e Alfredo Santos, todos ainda no primeiro tempo. O placar, segundo o próprio Zagallo, poderia ter sido ainda mais elástico. À época, o técnico comentou à Rádio Clube que temia uma goleada diante da qualidade do time pernambucano.

Campanha invicta e retorno triunfal
A partida contra o Al Hilal foi apenas uma das 12 da excursão. O Santa Cruz acumulou 10 vitórias e dois empates, enfrentando seleções nacionais e clubes de Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Romênia e França, incluindo um empate por 2 a 2 com o Paris Saint-Germain, em pleno Parque dos Príncipes.

Ao final da maratona internacional, o clube retornou ao Recife ovacionado. No Aeroporto dos Guararapes, uma multidão recepcionou os jogadores como heróis, celebrando o feito de representar o futebol brasileiro.

Um feito para ser lembrado
Em tempos em que o Al Hilal desponta como força global, com investimentos milionários e vitórias históricas, vale lembrar que, décadas antes, foi o Tricolor do Arruda que escreveu um capítulo importante da trajetória internacional.

Mais de Santa Cruz