° / °
Nacional
COPA DO BRASIL

Copa do Brasil: Fluminense tenta reverter vantagem do Bahia; veja onde assistir

O primeiro jogo, em Salvador (BA), terminou com triunfo do Bahia por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Luciano Juba

Estadão Conteúdo e Redação

Publicado: 10/09/2025 às 10:25

Luciano Juba, ex-jogador do Sport e atual lateral do Bahia /Letícia Martins/EC Bahia

Luciano Juba, ex-jogador do Sport e atual lateral do Bahia (Letícia Martins/EC Bahia)

Após período de paralisação por conta da Data Fifa, o Fluminense volta a campo nesta quarta-feira num jogo decisivo. O time carioca vai enfrentar o Bahia, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã, em duelo que terá início a partir das 19 horas.

O primeiro jogo, em Salvador (BA), terminou com triunfo do Bahia por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Luciano Juba. Por isso, o Fluminense precisa vencer por dois gols de diferença para chegar às semifinais. Ou então, ganhar por um gol de diferença e disputar a vaga nas cobranças de pênaltis.

A última vez que o Fluminense entrou em campo foi no dia 31 de agosto, quando empatou por 0 a 0 com o Santos, na Vila Belmiro. O grupo comandado por Renato Gaúcho quer aproveitar o retrospecto positivo diante do Bahia para avançar no torneio mais rentável do futebol nacional. Os cariocas não perdem para os baianos no Maracanã desde 2011, quando foram derrotados por 1 a 0, pelo Brasileirão.

O técnico Renato Gaúcho deve mandar a campo o 'time das copas'. A estratégia de dividir o grupo de jogadores é uma medida adotada pela comissão técnica para evitar o desgaste do elenco e manter o clube vivo nas três competições que está disputando: o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa sul-americana.

A única dúvida está no setor ofensivo, mas é por uma questão positiva. O centroavante Germán Cano, ídolo tricolor, disputa a titularidade com Everaldo. Este vem sendo a referência do ataque do 'time das copas', mas enfrenta uma seca de gols e pode acabar no banco de reservas.

O lateral-direito Samuel Xavier, titular absoluto da posição, se recupera de uma lesão muscular e será substituído por Guga, que não vive bom momento e vem sendo pressionado por parte da torcida.

O atacante Soteldo ainda não teve sua presença confirmada entre os relacionados. Ele está à serviço da seleção venezuelana na última rodada das eliminatórias. A comissão técnica espera contar com ele no banco de reservas para atuar ao menos por alguns minutos.

O Bahia chega ao Rio de Janeiro embalado depois de vencer o Confiança duas vezes (4 x 1 na ida e 5 x 0 na volta) e conquistar o pentacampeonato da Copa do Nordeste. O técnico Rogério Ceni espera contar com um reforço de peso: o volante Jean Lucas.

Convocado pela seleção brasileira, ele viajará em um voo fretado para o Rio e ficará à disposição. A escalação dele entre os titulares irá depender de sua condição física após o retorno da Bolívia. Por isso, Rodrigo Nestor é a opção para a vaga.

O lateral-direito Gilberto, recuperado de lesão muscular, é cotado para iniciar o jogo no lugar do colombiano Santiago Arias, outro chamado para defender seu país na Data Fifa.

O principal desfalque é o atacante Lucho Rodríguez, negociado junto ao SC Neom, da Arábia Saudita, por 22 milhões de euros, perto de R$ 140 milhões. Ele foi autorizado a viajar para assinar contrato e não faz mais parte do elenco baiano. Willian José vai ser o centroavante, mesmo porque Ademir e Erick Pulgar estão machucados e vetados pelos médicos.

O zagueiro Kanu, o volante Caio Alexandre e o meia Erick estão em processo de transição e não estão disponíveis. Além deles, o zagueiro Luiz Gustavo, anunciado como reforço na última janela de transferências, não po não pode atuar pela Copa do Brasil porque já vestiu as cores do Vasco na competição.

Mais de Nacional

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP