Automobilismo
GP DA BÉLGICA

Kimi Antonelli faz a pole position do GP da Bélgica de F1; Bortoleto é 8º

Verstappen terminou três décimos de segundo atrás de Antonelli e vai completar a primeira fila

AFP

Publicado: 18/07/2026 às 17:14

Kimi Antonelli, piloto da Mercedes/ Andrej ISAKOVIC / AFP

Kimi Antonelli, piloto da Mercedes ( Andrej ISAKOVIC / AFP)

O piloto italiano Kimi Antonelli (Mercedes), líder do Mundial de Fórmula 1, vai largar da pole position no Grande Prêmio da Bélgica, depois de ter sido o mais rápido na classificação disputada neste sábado (18), em Spa-Francorchamps.

O jovem de 19 anos brilhou no circuito mais longo da temporada (7,004 km): depois de liderar a segunda e terceira sessões de treinos livres, ele marcou o tempo de 1:44.361.

"A última volta foi boa, muito limpa, então estou muito feliz", disse Antonelli na entrevista após garantir a pole.

"Amanhã é um dia diferente, com o Max largando do meu lado, e será fundamental fazer uma boa largada e chegar à curva 5 na frente", previu o italiano da Mercedes, referindo-se a Max Verstappen, segundo no grid.

Verstappen, ajudado pelo vácuo do francês Isack Hadjar, seu companheiro de Red Bull, terminou três décimos de segundo atrás de Antonelli e vai completar a primeira fila.

"Eu não estaria aqui sem isso, definitivamente me ajudou. Se não, teria terminado em sexto. Hoje, sabendo que vai largar do fundo do grid, o Isack fez um grande trabalho ao me dar uma mão", disse o tetracampeão mundial.

Apesar de ter ficado entre os dez melhores, Hadjar vai largar em 21º como punição por ter trocado peças de seu carro.

O britânico Lando Norris (McLaren) marcou o terceiro melhor tempo, mas será o 13º no grid porque também foi punido e perdeu dez posições devido à troca de motor.

Sendo assim, George Russell (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) formarão a segunda fila, à frente de Lewis Hamilton (Ferrari), que sofreu um acidente horas antes, na terceira sessão de treinos livres.

O brasileiro Gabriel Bortoleto (Audi) vai largar da oitava posição, depois de passar para o Q3 pela terceira vez nesta temporada.

Ele originalmente marcou o nono melhor tempo, mas foi beneficiado pela punição a Norris. Além disso, Bortoleto superou seu companheiro de equipe, o alemão Nico Hülkenberg, que largará em 12º.

Embora a vantagem de Antonelli sobre seus rivais tenha sido expressiva, com três décimos à frente de seu perseguidor mais próximo, os cinco pilotos seguintes ficaram dentro de uma margem de dois décimos, uma diferença muito pequena para um circuito tão longo.

Mais de Automobilismo

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas