Motta: Pretendemos dar tramitação mais rápida possível na Câmara ao acordo UE-Mercosul
O acordo entre Mercosul e UE tem a possibilidade de vigência bilateral se aprovado e ratificado pelo Parlamento Europeu e pelo Congresso Nacional
Publicado: 17/01/2026 às 18:27
Hugo Motta (Rafael Vieira/DP Foto)
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou nas redes sociais a assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) neste sábado (17) em Assunção, no Paraguai.
"Com esta iniciativa, comprovamos a força da diplomacia, do diálogo e da cooperação, que devem ser sempre os pilares das relações entre os países. Ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, o acordo abre oportunidades para mais crescimento, mais renda, mais emprego, mais investimentos e mais trocas de novas tecnologias", escreveu Motta, no X.
O presidente da Câmara afirmou, ainda, que a Casa dará celeridade à tramitação do acordo. "Pretendemos dar ao acordo a tramitação mais rápida possível na Câmara dos Deputados, para que ele possa entrar em vigor o quanto antes e, assim, começar a repartir seus frutos a todos os participantes", disse Motta.
O acordo entre Mercosul e UE tem a possibilidade de vigência bilateral se aprovado e ratificado pelo Parlamento Europeu e pelo Congresso Nacional.
- Brasil acessará 36% do comércio global com acordo UE-Mercosul
- "Escolhemos o comércio justo em vez das tarifas", diz presidente da UE sobre acordo
- Acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia é assinado no Paraguai
- Acordo Mercosul-UE pode render economia de R$ 1,3 bi na exportação de suco