Com tarifaço, governo faz últimos ajustes antes de anunciar plano emergencial
Plano contra tarifaço vai incluir linhas de crédito, autorização para compras governamentais e reforma do Fundo de Garantia à Exportação
Publicado: 12/08/2025 às 09:56

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue fazendo ajustes no plano de contingência ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos (Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto)
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue fazendo ajustes no plano de contingência ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos. O anúncio do pacote emergencial não tem data definida, mas deve sair ainda nesta semana.
Interlocutores do Palácio do Planalto indicam que há possibilidade de as medidas serem anunciadas nesta terça-feira (12/8), mas essa apresentação depende do avanço da revisão da medida provisória (MP). A ideia do Planalto é fazer divulgação detalhada de cada item presente no plano contra as tarifas unilaterais do presidente norte-americano, Donald Trump.
Após reunião de cerca de duas horas no Planalto, nessa segunda-feira (11/8), a equipe de Lula segue analisando ponto a ponto da proposta. A conversa contemplou apenas a questão comercial – temas da esfera política não foram abordados, como os ataques contínuos de autoridades dos EUA.
Leia a matéria completa no portal Metrópoles.

