Caso Master: operação da PF mira atuação contra o BC nas redes sociais
Equipes policiais cumprem dois mandados de busca e apreensão em Brasília. Diligências também apuram a intimidação de jornalistas. Um dos alvos é Thiago Miranda, ex-sócio do portal Leo Dias
Renato Souza - Correio Braziliense
Publicado: 09/07/2026 às 16:50
"As investigações apuram, ainda, a atuação de possível organização criminosa dedicada à intimidação de jornalistas", disse a PF (PF/Divulgação)
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (9/7), a 10ª fase da Operação Compliance Zero, que mira envolvidos nas fraudes no Banco Master. De acordo com a corporação, a nova fase tem como alvo a prática de atuação coordenada em redes sociais voltada, em tese, a comprometer a credibilidade da atuação do Banco Central (BC) do Brasil.
Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As buscas ocorrem no Distrito Federal.
Segundo apurou o Correio, um dos alvos da operação é o publicitário Thiago Miranda, fundador da Agência Mithi e ex-sócio do portal Leo Dias.
"As investigações apuram, ainda, a atuação de possível organização criminosa dedicada à intimidação de jornalistas, ao monitoramento ilícito de pessoas ligadas a autoridades públicas, à obtenção indevida de informações sigilosas e à adoção de medidas destinadas a interferir em investigações criminais", destacou a PF.
De acordo com a corporação, "os fatos investigados podem, em tese, configurar crimes contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa, embaraço à investigação de organização criminosa, além de outros delitos correlatos, incluindo possíveis violações de dados e de dispositivos informáticos".