A arte da ficção segundo Assis Brasil

Raimundo Carrero
Escritor e jornalista
raimundocarrero@gmail.com

Publicado em: 15/04/2019 03:00 Atualizado em: 15/04/2019 08:25

Pois é, tenho à minha mesa a Oficina de Criação Literária do mestre Assis Brasil. Ou melhor: O doutorado do mestre Assis Brasil. Assim, simplesmente. Estou falando do livro ‘Escrever Ficção’ que o escritor gaúcho acaba de publicar pela Editora Companhia das Letras expondo suas reflexões sobre a criação na área de contos, novelas e críticas para alunos da pós-graduação, mestrado e doutorado do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tudo começou, porém, com a Oficina de Criação Literária que criou e desenvolveu até transformá-la em pós, mestrado e doutorado, com sua incrível capacidade pedagógica.

É o que revela naquilo que chama de “Isto não é um prefácio” na primeira página do livro: ”Escrever Ficção representa as experiências que acumulei em 34 anos ininterruptos de trabalho com a Oficina de Criação Literária da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)  e, ainda, nos últimos tempos, no mestrado e no doutorado da mesma universidade.”

Assis tem revelado grandes escritores nos últimos anos, que estão conquistando os melhores prêmios literários e se consolidando como o mais importante professor de ficção. Sob a influência de Assis é que criei a nossa Oficina aqui em Pernambuco, enfrentando muitas adversidades. No princípio ameaçaram-me de processo porque não era filiado nem reconhecido pelo sindicato da classe até que recebi o título de Professor Honoris Causa pela Faculdade de Olinda que ganhei com humildade e que guardo com muito orgulho.

A oficina existe desde 1988, publicando antologias dos alunos a cada ano para que os leitores conheçam o resultado de nossos trabalhos. Em 2005, por solicitação da Editora Agir publiquei o livro Os Segredos da Ficção, seguido de A Preparação do Escritor, pela Iluminuras.

O livro de Assis Brasil é magnífico. Trata de todos os temas que envolvem a criação literária no campo da ficção, com destaque para o personagem. Chega a ser, por assim dizer, uma ode à personagem, com análises consistentes e bem fundamentadas.

Examina personagens de Balzac, Dostoievski, Tchecov e outros autores Escrever Ficção é altamente recomendado para professores e alunos. Enfim, por todos que se preocupam com a criação literária. Mesmo no terreno da poesia. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.