Diario de Pernambuco
Busca

MANIFESTAÇÕES

Manifestação de estudantes da França e da Austrália pede cessar-fogo em Gaza

A ação surge ao mesmo tempo em que seguem as manifestações em universidades norte-americanas

Publicado em: 26/04/2024 13:31 | Atualizado em: 26/04/2024 13:42

Ações pró-palestina pedindo o cessar fogo de Gaza está ocorrendo em várias universidades ao redor do mundo (Crédito: AFP)
Ações pró-palestina pedindo o cessar fogo de Gaza está ocorrendo em várias universidades ao redor do mundo (Crédito: AFP)

Dezenas de estudantes ocuparam um edifício e o acesso ao campus de uma universidade em Paris, na França. O protesto pró-Palestina é semelhante aos que acontecem nas universidades dos Estados Unidos, como Columbia, Harvard ou Yale. Um dos edifícios  do campus francês foi ocupado durante è noite pelos estudantes, que nesta sexta-feira continuam no local e apelam pelo fim da ocupação na Faixa de Gaza e da violência na Cisjordânia. 

São alunos da faculdade de ciências políticas, umas das mais prestigiadas da capital francesa e os jovens bloquearam a entrada do campus com contentores de lixo, objetos de madeira e outros materiais.

 

Além disso, diversos estudantes também montaram tendas na Universidade de Sydney, na Austrália, como forma de protesto a favor dos palestinos em Gaza. A ação surge ao mesmo tempo em que seguem as manifestações em universidades norte-americanas. Os alunos também declaram palavras contra o primeiro-ministro australiano devido a sua posição no conflito, pedindo ao Governo para que condene a violência na Faixa de Gaza.

 

Um grupo de crianças palestinas expressaram agradecimento aos estudantes e professores das universidades dos EUA, apos semanas de protestos e detenções pela polícia. A organização não-governamental Reach Education Fund compartilhou um vídeo que mostra as crianças deslocadas num campo perto da cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, devastada pelos ataques das forças de Israel. No vídeo é possível ver as crianças erguerem cartazes com os nomes de conhecidas universidades, como Columbia, Harvard ou Yale. 

 

Tags: gaza | frança | austrália |