° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Requalificação da Fábrica Tacaruna tem prazo de 18 meses e conclusão prevista para setembro de 2027

Com investimento de R$ 87,8 milhões, espaço localizado entre Recife e Olinda será sede do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco

Por Diario de Pernambuco

Imóvel da antiga Fábrica Tacaruna, em Campo Grande, em Olinda

Com prazo de 18 meses para conclusão, o prédio histórico da antiga Fábrica Tacaruna, no Recife, será transformado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (Ceforpe), espaço destinado à capacitação e ao desenvolvimento de professores e gestores da rede estadual de ensino.

A intervenção, prevista para ser entregue em 2027, é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O projeto prevê a recuperação da estrutura física do imóvel, com preservação das características históricas da construção e adaptação dos espaços para a nova finalidade educacional.

A governadora Raquel Lyra (PSD) vistoriou a obra de requalificação na quarta-feira (12) ao lado da vice-governadora Priscila Krause (PSD), além dos candidatos ao Senado Túlio Gadelha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP).

“Isso aqui era um sonho e todo mundo falou disso, quando fui secretária, entre 2011 e 2012, houve concursos e projetos para a fábrica e chegamos a fazer um, mas a licitação não andou. E este é um dos nossos compromissos, resgatar não só as paredes, mas a história [do lugar]. A gente reverencia o passado para poder construir o futuro porque isso é conhecimento”, afirmou a governadora nas redes sociais.

Edifício com mais de 130 anos de história

A Fábrica Tacaruna, fundada como Usina Beltrão em 1895, é uma edificação histórica localizada na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Campo Grande. O edifício foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

“O prédio está passando por uma importante intervenção para se transformar em um centro de formação de professores. A obra, conduzida pela Cehab, prevê a preservação da identidade do equipamento, com recuperação e novas instalações”, explica Paulo Lira, diretor-presidente da Cehab.

Para a diretora-presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, a recuperação do imóvel representa também a retomada de um importante patrimônio cultural do Estado.

“Este antigo prédio foi desapropriado e abandonado por tantos anos, e agora, o Governo do Estado está reabilitando o espaço, que vai voltar a contar sua história na paisagem entre Recife e Olinda”, declarou.