° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Canadá impõe tarifa de 50% a cobre e carvão vegetal dos EUA em troca de frutos do mar

Canadenses realizam pressão econômica sobre os Estados Unidos no sistema de retaliação "dólar por dólar, tarifa por tarifa"

Por Estadão Conteúdo e AFP

Primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney

O Canadá impôs tarifa de 50% a importações de cobre e carvão vegetal de madeira dos EUA para substituir as alíquotas que antes haviam sido impostas a peixes e frutos do mar, segundo confirmou um representante do Departamento das Finanças canadense à Bloomberg. Outros itens enfrentando a nova tarifa incluem recipientes de vidro, imagens impressas e azulejos de gesso.

Na quarta-feira (26) à noite, o governo canadense comunicou que retiraria os peixes e frutos do mar da lista de tarifas, após consultas realizadas com representantes do setor, de acordo com publicação no X. No entanto, as autoridades comprometeram-se a manter a pressão econômica sobre Washington sob o sistema de retaliação "dólar por dólar, tarifa por tarifa".

A mudança ocorre poucos dias depois de Ottawa anunciar tarifas de 15% a 50% sobre mais de US$ 20 bilhões de bens americanos, como resposta ao tarifaço dos EUA. Segundo o Wall Street Journal a retirada de frutos do mar reduz a lista de itens americanos atingidos de aproximadamente 800 para 629.

As tarifas canadenses entram em vigor em 8 de setembro. Autoridades e empresas em ambos os países estão se preparando para um conflito comercial prolongado, sem retomada imediata das negociações.

Mais cedo, dados mostraram que o Canadá registrou o seu maior superávit trimestral em conta corrente desde 2005 no segundo trimestre, graças ao aumento dos preços de energia e antes da disputa comercial com os EUA.

Na sexta-feira (21), Estados Unidos e Canadá fracassaram em suas negociações para chegar a um acordo que evitasse a imposição de novas tarifas de 50% por parte do governo Trump sobre uma série de produtos canadenses.

O primeiro-ministro, Mark Carney, afirmou na segunda-feira (24) que o objetivo das negociações comerciais com Washington "sempre foi conseguir o melhor acordo para os canadenses, nunca um acordo a qualquer preço ou em qualquer prazo".