Filhote de baleia-jubarte com mais de nove metros é encontrado morto em praia de Itamaracá
De acordo com a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, a fêmea de 9,10 metros e nove toneladas foi encontrada por volta das 5h desta terça (5). O laudo preliminar indica que não houve sinais de colisão com embarcação nem ingestão de resíduos.
Publicado: 05/08/2025 às 13:32

De acordo com a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, o laudo preliminar indica que não houve sinais de colisão com embarcação nem ingestão de resíduos. (Foto: Reprodução / @cuca.Drone)
Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto e encalhado na Praia da Baixa Verde, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, no início da manhã desta terça-feira (5).
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o animal na beira da praia, enquanto funcionários do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) isolam a área. Alguns moradores ficaram surpresos com o animal e pararam para tirar fotos.
De acordo com a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, a fêmea de 9,10 metros e nove toneladas foi encontrada por volta das 5h. O laudo preliminar indica que não houve sinais de colisão com embarcação nem ingestão de resíduos.
Também foram encontradas algumas marcas de mordida de tubarão, mas isso não seria a causa da morte da baleia.
Ainda segundo a gestão municipal, a passagem desses animais pela região é um comportamento natural nessa época do ano, em virtude das águas mais quentes e da maior oferta de alimento. Além disso, a espécie está em seu período de reprodução.
“Infelizmente, é relativamente comum que filhotes se desloquem da mãe durante a migração, perdendo a referência de rota e, em casos como este, acabem encalhando", explicou a nota da Prefeitura da Ilha de Itamaracá.
A Secretaria de Meio Ambiente do município acionou o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) para a realização de um laudo técnico a fim de identificar a causa da morte da baleia.
A Reportagem do Diario de Pernambuco procurou o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) para saber onde o animal será enterrado, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

