° / °
Vida Urbana
VACINAÇÃO

Vacina da gripe é liberada para pessoas acima de seis meses em Pernambuco

A medida foi divulgada nesta quarta (14) pela Secretaria de Saúde de Pernambuco

Diario de Pernambuco

Publicado: 14/05/2025 às 22:47

Ação faz parte de estratégia da Secretaria de Saúde diante da baixa cobertura/Foto: Tânia Rêgo/agência Brasil

Ação faz parte de estratégia da Secretaria de Saúde diante da baixa cobertura (Foto: Tânia Rêgo/agência Brasil)

Com o aumento da circulação do vírus Influenza nesta época do ano, associado à preocupação das baixas coberturas registradas para o imunobiológico, a vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população pernambucana, a partir dos seis meses de idade. 

O estado tem mais de 2.800 salas ativas de vacina distribuídas em todos os 184 municípios pernambucanos, mais o Arquipélago de Fernando de Noronha.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca que a vacinação, além de proteger a população, diminui os impactos da gripe na sociedade, reduzindo a circulação do vírus em espaços públicos, aliviando a pressão sobre os serviços de saúde, principalmente nesta época de sazonalidade dos vírus respiratórios, que o Estado atravessa, anualmente, entre os meses de março e agosto.

“A expansão da vacina da gripe é essencial e traz muitos benefícios para toda população. A circulação do vírus da Influenza, nesta época do ano, eleva o número de casos da doença e, consequentemente, as hospitalizações. Assim, a baixa adesão à vacinação sobrecarrega o sistema de saúde, com maior demanda por consultas e internações. A nossa estratégia tem o objetivo, a partir da vacinação ampla, de reduzir a circulação do vírus trazendo mais saúde para a nossa população”, afirmou a Secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A SES-PE reforça que a vacina de Influenza, em 2025, passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação - imunização de rotina, nos postos de saúde. A estratégia do Ministério da Saúde (MS), no entanto, atende apenas crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais e gestantes, além de outros grupos prioritários. A decisão da SES-PE fortalece a ação, garantindo que um número maior de pessoas possa se vacinar, criando uma barreira contra o vírus da gripe.

Em Pernambuco a vacinação contra a gripe foi iniciada há pouco mais de um mês, antes com estimativa populacional 2.330.453 pessoas, contabilizado só os grupos prioritários. Até o momento, levando em consideração essa parcela preferencial, já foram registradas 679.962 (19,5%) doses aplicadas, sendo: 21,0% Idosos (300.054 doses), 18,2% Crianças (148.545 doses) e 7,4% Gestantes (6.459 doses).

DIA D

No último sábado (10/05), a SES-PE mobilizou o estado em torno do “Dia D de Mobilização contra a Influenza”, uma estratégia do MS para a vacinação em massa . Com atividades em postos de saúde, do Litoral ao Sertão, e participação efetiva dos quadros de saúde dos municípios, foi possível, em apenas um dia, vacinar mais de 100 mil pernambucanos.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP