° / °
Vida Urbana
TUBARÃO

"Grudou em mim por 5 segundos", diz turista mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Caso aconteceu durante um mergulho com snorkel nesta sexta-feira (9). turista foi levada para hospital da ilha

Adelmo Lucena

Publicado: 09/01/2025 às 21:58

Tayane Cachoeira Dalazen, de 36 anos, agora se recupera de mordida /Foto: Reprodução/Instagram

Tayane Cachoeira Dalazen, de 36 anos, agora se recupera de mordida (Foto: Reprodução/Instagram)

A advogada e surfista Tayane Cachoeira Dalazen, de 36 anos, mordida por um tubarão-lixa em Fernando de Noronha, disse que o animal ficou “grudado” na perna dela. O caso aconteceu nesta sexta-feira (9) enquanto ela praticava mergulho com snorkel. Apesar do susto, ela diz que não foi “atacada” pelo tubarão e que o caso trata-se de uma “fatalidade”.

Tayane está passando a semana na ilha com amigas e disse que surfou desde que chegou ao local, mas foi durante o mergulho que o incidente aconteceu. “Eu fiz um mergulho em que se vê tubarão, peixes e tartarugas. Eu não cheguei a bater no tubarão, mas estava andando com ele. Ele me mordeu e eu olhei para trás. Ele grudou em mim por uns 5 segundos”, relata.

Após o incidente, ela foi retirada da água com ajuda de pescadores e levada para o Hospital São Lucas, onde recebeu atendimento e um curativo. “Eu estou com uma amiga que é cirurgiã dermatológica. Ela prestou todo o atendimento pra mim, o que foi essencial, fazendo o acompanhamento correto. E ela realmente falou que a mordida não foi profunda, só na segunda camada da pele”, conta Tayane.

Com bom humor, a turista disse que ficou triste por não poder surfar nos próximos dias devido ao ferimento. “A mordida é feia porque fica aquela marca do dente do tubarão, mas graças a Deus eu nem chorei, por causa da adrenalina. Eu chorei quando falaram que eu não podia surfar porque não posso forçar a perna.”

Tayane ainda destaca que não postou as imagens no Instagram com o intuito de causar medo aos turistas de Fernando de Noronha. “Eu estou principalmente focando para as pessoas não ficarem com medo de fazer snorkel ou de ir para Noronha. O tubarão não me atacou. A gente estava na casa deles, isso acontece”, afirma.

Caso semelhante em 2025

Em abril de 2025, uma turista paulista de 22 anos se envolveu em um incidente com um tubarão em Fernando de Noronha. A jovem foi mordida na mão esquerda e recebeu atendimento no Hospital São Lucas. Segundo informações, o ferimento foi considerado leve.

Ela participava de um mergulho acompanhado por um guia quando foi surpreendida pelo animal.

Apesar da aparência e do nome, os tubarões-lixa são conhecidos por terem comportamento dócil e raramente atacam pessoas. Diferentemente de espécies mais agressivas, não costumam provocar lesões graves como as registradas no Recife. No entanto, podem reagir de forma defensiva ao se sentirem ameaçados. A denominação da espécie tem origem grega e significa “boca articulada”.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas