TÚNEL

Túnel é construído sob a BR-232 para passagem da Adutora do Agreste, em Caruaru

Segundo a Compesa, a construção da travessia é para amenizar os efeitos da obra no tráfego de veículos

Publicado em: 23/05/2024 15:25 | Atualizado em: 23/05/2024 15:45

 (Foto: Divulgação/Compesa )
Foto: Divulgação/Compesa
 
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), anunciou, nesta quinta-feira (23), que está executando a instalação de um túnel que tem o objetivo de eliminar o impacto da obra da Adutora do Agreste, na rodovia BR-232, em Caruaru, no Agreste do Estado. 

Segundo a autarquia de saneamento, a construção da travessia é para amenizar os efeitos da obra no tráfego de veículos, no quilômetro 126 da via. 

Já foram executados quase 40% da sua instalação e a previsão é que fique pronto até o fim de junho

Segundo a Compesa, a Adutora do Agreste levará mais água do Rio São Francisco para Caruaru. 

 De acordo com a Compesa, o túnel que está sendo construído é metálico e tem 64 metros de comprimento e dois metros de diâmetro, com capacidade de abrigar 10 tubulações de 1,2 metro de diâmetro. 

O presidente da Compesa, Alex Campos, visitou a obra acompanhado pelo diretor de Engenharia e Sustentabilidade, Douglas Nóbrega, e do diretor Regional do Agreste e Matas, Igor Galindo.

“Devido ao grande fluxo de veículos que passam pelo trecho da BR 232 diariamente, optamos por essa tecnologia chamada Tunnel Liner, que além de evitar o desvio do trânsito e ser uma solução prática e econômica, também oferece um espaço seguro aos trabalhadores frente às escavações”, explicou o presidente Alex Campos. 

Ainda segundo a Compesa, essa técnica está sendo muito utilizada nas obras de engenharia no Brasil e exterior porque pode ser implantada em diversos tipos de solo.

Sobre o túnel 

O túnel, também conhecido como travessia, é formado por uma estrutura metálica de semi arcos de chapas de aço, que após montados e parafusados formam um arco completo. 

O equipamento servirá para proteger as tubulações da Adutora do Agreste. Após a finalização do assentamento desses tubos, o túnel será revestido com camada de areia, quando será injetado uma mistura de areia com água, recurso que garantirá a durabilidade e proteção das tubulações. 

Segundo a Compesa, a expectativa dos técnicos da Compesa é que até o fim do ano a adutora chegue à Estação de Tratamento de Água do Salgado, ampliando em 600 litros de água por segundo para Caruaru.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL