LUA AZUL

Superlua Azul: saiba qual é o melhor lugar e horário para ver o fenômeno

O satélite natural terrestre estará a 357.181 quilômetros da Terra - a menor distância deste ano

Publicado em: 30/08/2023 09:27 | Atualizado em: 30/08/2023 22:36

Fenômeno da Lua Azul ocorrida em 2020 (Divulgação/Observatório Heller & Jung)
Fenômeno da Lua Azul ocorrida em 2020 (Divulgação/Observatório Heller & Jung)

A última superlua do ano iluminará o céu nesta quarta-feira (30/08). Por ser a segunda lua cheia do mês, o fenômeno é chamado de superlua azul. A primeira ocorreu em 1º de agosto. O satélite natural terrestre  estará a 357.181 quilômetros da Terra — a menor distância de 2023. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.

 

"O evento de uma superlua atrai ainda mais os olhares para o céu nos ajudando a divulgar e popularizar a ciência. E, além disso, é um evento que pode ser visto por muitas horas (durante toda a noite), de qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa porque é visível a olho nu, ou seja, sem o uso de qualquer instrumento”, destaca a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

 

O fenômeno poderá ser visto de qualquer parte do país. "Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas", diz Josina.

 

 

Qual é o melhor horário para ver a superlua azul?

 

O melhor horário para observar o fenômeno depende de cada fuso. No horário de Brasília, a superlua vai ocorrer às 22h35. Para quem está no fuso -4 vai ser às 21h35, no fuso -5 será às 20h35. Já quem está no fuso de -1, a data muda para 31 de agosto, às 0h35. 

 

"Uma boa hora para observar a superlua é quando ela estiver mais próxima do horizonte, logo após o pôr do sol ou no dia seguinte antes do nascer do Sol. Nessa posição a lua parecerá ainda maior e poderá apresentar belas variações de tonalidade, devido às partículas suspensas na atmosfera", explica o Observatório Nacional.

 

As informações são do Correio Braziliense.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL