Senado rejeita indicação de Jorge Messias para o STF
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jorge Messias recebeu 42 votos contrários a 34 favoráreis na Casa
Publicado: 29/04/2026 às 17:55
Jorge Messias.durante sabatina no Senado (Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O plenário do Senado Federal rejeitou, nesta quarta-feira (29), a indicação do pernambucano Jorge Messias para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Na Casa, o placar foi de 42 votos contra 34 a favor do indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A negativa vem após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovar a indicação do pernambucano para o cargo. Na CCJ, Messias recebeu 16 votos favoráveis e 11 contrários.
Nascido no Recife, Jorge Messias é formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), onde atuou como professor visitante. Procurador da Fazenda Nacional desde 2007, já exerceu funções no governo federal, incluindo a subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência durante a gestão de Dilma Rousseff.
A indicação foi feita em novembro do ano passado para a vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente.