° / °
Política
Mundo

Não há divergência entre Lula e Trump sobre a Venezuela, afirma Alckmin

Alckmin, presidente em exercício, afirma que Brasil busca manter uma postura de neutralidade e diálogo nas relações internacionais

Estadão Conteúdo

Publicado: 22/10/2025 às 09:48

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, durante partida para Johanesburgo. Base Aérea de Brasília – Brasília (DF)
Foto: Ricardo Stuckert / PR/Ricardo Stuckert

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, durante partida para Johanesburgo. Base Aérea de Brasília – Brasília (DF) Foto: Ricardo Stuckert / PR (Ricardo Stuckert)

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o Brasil busca manter uma postura de neutralidade e diálogo nas relações internacionais e que não há divergências entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à Venezuela.

"Não há discordância. O que o presidente Lula tem falado é: os países têm autonomia. Não devemos estimular uma insegurança na região. O mundo já tem guerra no Oriente Médio, já tem guerra na Europa. A nossa região é tradicionalmente uma região de paz", afirmou Alckmin, em entrevista à Record News exibida na noite desta terça-feira, 21.

O presidente em exercício afirmou ainda que o governo brasileiro tem defendido o multilateralismo e o livre-comércio, ressaltando a importância de regras claras sob a coordenação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"O Mercosul é um bom exemplo de integração regional. Agora vai entrar um quinto país, a Bolívia. É preciso fortalecer a região. No livre-comércio, todos ganham: quem é mais competitivo em um produto vende, quem precisa compra. Ganha o consumidor, ganha a sociedade", afirmou Alckmin.

Mais de Política

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP

X