Lula grava pronunciamento de 7 de setembro com defesa a soberania
A fala vai ao ar no sábado (6/9), e deve conter defesa à soberania nacional e crítica a quem defende as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil
Victor Correia - Correio Braziliense
Publicado: 05/09/2025 às 18:22

Luiz Inácio Lula da Silva (Ed Alves CB/DA Press)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou pronunciamento de 7 de setembro, que vai ao ar no sábado (6/9), véspera do feriado. Na fala, Lula deve defender a soberania brasileira, o Pix, e destacar o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
O pronunciamento ecoa o mote do desfile oficial, realizado na manhã de domingo (7). A ideia é dar uma resposta à tentativa de influência dos Estados Unidos no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve chegar à conclusão na próxima semana.
A expectativa é que Lula também volte a criticar opositores que defendem as sanções aplicadas pelo governo de Donald Trump ao Brasil, como a sobretaxa de 50% a produtos brasileiros, a suspensão de vistos de autoridades e a aplicação da Lei Magnitsky contra ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Nos últimos dias, Lula vem criticando especialmente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), principal articulador das medidas contra o Brasil. Lula defende que a Câmara dos Deputados casse o mandato de Eduardo, e o chama de “traidor da pátria”.
Soberania será tema das ruas
O tema da soberania também será defendido em manifestações organizadas em todo o país por movimentos sociais, que também pedem a prisão do ex-presidente Bolsonaro. Os grupos criticam as sanções impostas pelos Estados Unidos, e vão defender pautas como o fim da escala 6x1.
Por outro lado, bolsonaristas organizam os próprios protestos, contra o julgamento. O principal ato em defesa de Bolsonaro será na Avenida Paulista, no domingo, que deve contar com a presença de políticos e aliados do ex-presidente.
Confira as informações no Correio Braziliense.

