° / °

Política
SUPREMO

Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

Presidente diz estar trabalhando para proteger empregos e empresas

Agência Brasil

Publicado: 01/08/2025 às 21:06

Esta combinação de imagens de arquivo, criada em 31 de julho de 2025, mostra o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (à direita) gesticulando no lançamento do projeto de plataforma digital do governo para cidadãos, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 23 de julho de 2025, e o presidente dos EUA, Donald Trump, apontando ao embarcar no Air Force One na Base Aérea de Lossiemouth, nordeste da Escócia, em 29 de julho de 2025, ao final de sua viagem à Escócia. O Brasil prometeu, em 31 de julho de 2025, combater as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump./ AFP

Esta combinação de imagens de arquivo, criada em 31 de julho de 2025, mostra o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (à direita) gesticulando no lançamento do projeto de plataforma digital do governo para cidadãos, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 23 de julho de 2025, e o presidente dos EUA, Donald Trump, apontando ao embarcar no Air Force One na Base Aérea de Lossiemouth, nordeste da Escócia, em 29 de julho de 2025, ao final de sua viagem à Escócia. O Brasil prometeu, em 31 de julho de 2025, combater as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. ( AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma postagem nas redes sociais, que segue aberto ao diálogo com os Estados Unidos (EUA), em meio a imposição de tarifas comerciais e sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e que a prioridade é reduzir os impactos econômicos e sociais das medidas unilaterais adotadas pelos norte-americanos.

"Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano", escreveu Lula.

A declaração ocorre horas após o presidente dos EUA Donald Trump afirmar que pode conversar com Lula em qualquer momento que o brasileiro quiser.

 

EUA , Lula , Trump
Mais de Política