Condenada pelo 8/1 é presa ao chegar no Brasil em voo de deportados
Rosana Maciel Gomes estava foragida e foi deportada dos Estados Unidos e foi presa após desembarcar Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte
Publicado: 28/08/2025 às 17:37

Supremo iniciou, na semana passada, julgamento de envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
A Polícia Federal (PF) prendeu na noite desta quarta-feira (27) a brasileira Rosana Maciel Gomes, uma das condenadas pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Rosana estava foragida nos Estados Unidos e foi presa após desembarcar Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Ela estava em voo fretado pelo governo norte-americano para trazer pessoas deportadas por tentarem entrar ilegalmente naquele país.
A acusada foi condenada pelo Supremo a 13 anos e seis meses de prisão e respondia às acusações em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, em janeiro do ano passado, ela fugiu do Brasil, passando pelo Peru, e foi presa ao tentar entrar nos Estados Unidos.
De acordo com a PF, Rosana foi levada para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, na capital mineira, onde ficará à disposição das autoridades.
Uma audiência de custódia está prevista para ser realizada na tarde de hoje pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

