Pernambucana Beth da Matta apresenta processo de descolonização em performance no Recife

A artista mostra resultado da pesquisa que fez em Portugal

Publicado em: 02/04/2018 20:40 | Atualizado em: 02/04/2018 18:57

Evento ocorre nesta terça-feira, no espaço Garagem 94. Foto: Facebook/Reprodução


A artista pernambucana Beth da Matta apresenta a performance Reconciliação, nesta terça-feira (3), no espaço Garagem 94 (Rua do Apolo, 94, Bairro do Recife), às 17 horas. Na apresentação, Beth mostrará gráficos e mapas com dados técnicos e teóricos importantes sobre a produção e o consumo de milhos transgênico e crioulo no Brasil, principalmente, em Pernambuco. Além disso, ela vai promover uma panelada de angu com galinha guisada. "Precisamos nos conhecer mais a partir dos indígenas, porque a colonização nos moldou de outra forma e sabemos que a história é contada e escrita sempre a partir dos dominadores/colonizadores. Há muito a se pensar e a se reescrever sobre eles, que somos nós", diz Beth da Matta. 

Com uma experiência de dois meses de pesquisas artísticas em Lisboa, Beth apresenta ao público parte de suas reflexões e seus processos artísticos desenvolvidos em Portugal, acompanhados à distância pela pesquisadora Joana D’Arc, crítica interlocutora durante o período da residência. Nesta temporada no país europeu, a artista observou a presença de imigrantes africanos, ainda hoje encarregados de trabalhos manuais, as ambiguidades das aberturas e fechamentos dos portugueses diante dos estrangeiros, e a precariedade de um país afetado por incêndios recorrentes de contornos político-econômicos.

SERVIÇO
Performance Reconciliação, de Beth da Matta
Quando: 03 de abril, terça-feira, às 17h
Onde: Garagem 94 (Rua do Apolo, 94, Bairro do Recife)
Quanto: Gratuito
Informações: 99617-0281

Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL