Diario de Pernambuco
Busca

Artes cênicas

Bailarino Dielson Pessoa dirige seu primeiro espetáculo e estreia nesta quarta

O Diário das Frutas, que terá sessão no Janeiro de Grandes Espetáculos, é baseado no catalogo da exposição homônima da artista Tereza Costa Rêgo, realizada em 2013

Publicado em: 17/01/2018 11:08 | Atualizado em: 17/01/2018 11:10

Sensualidade e feminilidade são base da coreografia de 'Diario das Frutas'. Crédito: Caio Monteiro/Divulgação

O bailarino e agora coreógrafo Dielson Pessoa tem planos ambiciosos para a dança no Recife. O espetáculo O diário das frutas, cuja estreia está marcada para as 20h de hoje, faz parte de uma estratégia a longo prazo do artista para tornar sua recém-formada companhia, a Cais Cia. de Dança, uma potência na capital pernambucana. Para dar esse passo, se inspirou no catálogo da exposição homônima, da artista visual Tereza Costa Rêgo, realizada em 2013. Foram os escritos do jornalista Bruno Albertim a respeito  produção da pintora que o inspiraram a pensar em uma coreografia, cuja única apresentação terá lugar no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A feminilidade e a sensualidade das frutas nordestinas são a base dos movimentos dos bailarinos Isabela Loepert, Beatriz Gondra, Julia Franca, Monique Vilela, Michele Mourão, Madson de Paula, Deivison Albuqyerque, Naldo Lopes, Clau Soares e Dielson também em cena. Embora Dielson tenha concebido a coreografia, a direção é dividida com Albertim, que atuou como um provocador, sugerindo cenas, além de ver seu texto balizando as criações da montagem. “Vamos ter imagens das obras de Tereza projetadas no corpo dos bailarinos e essa é uma honra. Quero me juntar com essas forças da natureza. Não faço dança-teatro. Minhas referências são as danças urbanas, a dança contemporânea, o trabalho de Ohad Naharin, do William Forsythe”, reforça Dielson.

Com sua saída da Cia. de Dança Deborah Colker, uma das mais prestigiadas do país, Dielson decidiu planejar sua carreira a partir de sua cidade natal. Voltou ao Recife, montou O silêncio e o caos em 2014, rodou por todo o Brasil com a montagem, operou o joelho, recuperou-se ao longo de um ano e meio e, agora, traz o resultado de sua garimpagem de talentos da dança local. “Eu estava caçando os talentos para formar meu elenco. O que me encanta em um bailarino é seu poder expressivo, seja no clássico, no urbano ou no contemporâneo. Quero criar um grupo com nível técnico elevado, pronto para rodar o país, no mesmo patamar de instituições como o Balé da Cidade de São Paulo. O público não gosta de artistas da dança que não dominem seu ofício e quero provar a viabilidade de fazer essa linguagem lotar teatros”.

SERVIÇO
O diário das frutas, da Cais Cia. de Dança
Quando: Hoje, às 20h
Onde: Teatro Luiz Mendonça - Parque Dona Lindu, s/n, Boa Viagem
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Informações: 3355-9821

Acompanhe o Viver no Facebook:
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL