Música Iza, do hit Pesadão, planeja álbum de estreia para 2018: 'As pessoas vão me conhecer melhor' Três anos depois de se lançar no YouTube, carioca pode ser considerada uma das estrelas pop em ascendência no Brasil

Por: Matheus Rangel

Publicado em: 01/12/2017 11:27 Atualizado em: 01/12/2017 12:40

Artista de 26 anos ganhou ainda maior projeção com single Pesadão. Fotos: Pino Gomes/Divulgação
Artista de 26 anos ganhou ainda maior projeção com single Pesadão. Fotos: Pino Gomes/Divulgação

Os caminhos que levaram à fama Iza, uma carioca de 26 anos, não são muito diferentes da trajetória traçada por muitos artistas oriundos da geração da internet. Formada em publicidade e propaganda, ela canalizou a experiência como editora de vídeos para aperfeiçoar o canal no YouTube, no qual passou a publicar covers bem produzidos de Rihanna, Beyoncé, Demi Lovato e outros nomes.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Foi o talento singular, entretanto, destacado pela particularidade vocal, que fisgou a atenção da gravadora Warner Music, com a qual assinou contrato em 2016, em mais um passo em direção à sonhada carreira na música. Em um tempo relativamente pequeno e ainda com poucos vídeos lançados, a artista começou a receber investimento profissional e viu crescer o número de acessos e seguidores, sendo hoje reconhecida como uma das estrelas emergentes do pop nacional. A primeira apresentação no Recife ocorre hoje, às 22h, na Up Recepções (Rua Jonatas de Vasconcelos, 81, Boa Viagem). Os ingressos estão à venda por R$ 45 nas lojas Avesso, Haus e online no Sympla. 

Ao longo de 2017, Iza ganhou ainda maior projeção no país com o single Esse brilho é meu, em parceria com uma marca de cosméticos, centrado no empoderamento feminino, muito embora o discurso social não esteja diretamente presente no trabalho dela. “Eu nunca tive a intenção de abordar esses temas. Acho que são coisas que acontecem na minha vida, são minhas vivências e meu ponto de vista. Então é interessante saber que meu ponto de vista é uma questão atual que precisa ser falada, que também está na cabeça das outras pessoas e que elas acabam se conectando com isso”, explica, em entrevista ao Viver. Com o aumento da popularidade, os novos admiradores passaram a enxergá-la como mais uma na histórica luta por representatividade negra na música brasileira. "A gente só tem noção do papel que exerce na vida das pessoas quando elas nos retornam as vivências delas com a música, as experiências que elas tiveram lendo uma entrevista sua, o que elas sentiram quando viram você na TV”, reflete ela. 

A criação sob doutrina religiosa e o fato de ter desenvolvido a voz nos púlpitos das igrejas talvez tenha inspirado a letra de Pesadão, faixa de maior sucesso até o momento, composta em parceria com Marcelo Falcão, d’O Rappa, e Pablo Bispo (também criador de hits como Essa mina é louca, de Anitta, e K.O., de Pabllo Vittar). “Quando a maldade aqui passou / E a tristeza fez abrigo / Luz lá do céu me visitou / E fez morada em mim”, canta na canção, cujo videoclipe acumula 20 milhões de acessos. Ainda colhendo os bons frutos do single, Iza planeja entrar em 2018 com o pé direito e lançar o novo disco. "O ano que vem será dedicado à divulgação do meu primeiro disco, que sai em breve. Acho que com ele, as pessoas vão poder me conhecer melhor e estou ansiosa para viajar e fazer muitos shows", promete. 

ENTREVISTA // Iza, cantora

O primeiro vídeo postado no seu canal do YouTube foi de três anos atrás - um cover de Beyoncé e Rihanna ao mesmo tempo. De lá para cá, o que mudou na sua musicalidade?
Conheci novos produtores, novas referências. Mas continuo gostando das coisas que sempre gostei.

Você tem sido cotada como a substituta de Anitta no Música Boa Ao Vivo. De onde surgiram esses rumores? 
Existe um namoro, mas ainda não posso confirmar nada.

Tem sido um bom ano para a música pop nacional. Como avalia o cenário atual? 
Surgiram artistas incríveis e eu adoro todo tipo de música, acho que foi um ano intenso e cheio de coisas boas. 

Quais suas inspirações estéticas?
Eu tenho uma stylist, a Bianca Jahara, mas ajudo a escolher tudo. Escolho tudo de acordo com meu humor, meu estado de espírito. Mandamos sempre referências uma prá outra. Acho que posso dizer que meu estilo é urbano, contemporâneo e chique. Bem elegante (risos). Eu sempre curti bastante moda e a Bia me ajudou a sofisticar o meu olhar. Gosto do efeito que meu cabelo provoca, acho que o estilo, o meu visual têm que passar exatamente quem eu sou.
 
E, por fim, o que prepara para o show no Recife?
Vamos levar o Pesadão, claro, pro público ouvir. No set list tem também Quem sabe sou eu, Te pegar e Esse brilho é meu. Espero que o público dance e aproveite muito.

Assista ao clipe de Pesadão:


Acompanhe o Viver no Facebook: 




TAGS: recife show iza
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL