Humor Jerry Seinfeld tira as fitas VHS do baú e monta especial autocentrado para a Netflix Fazer humor baseado na própria história deu certo para o comediante nos anos 1990, mas o 'reboot' do formato em programa de uma hora não chega a empolgar

Por: Fellipe Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/09/2017 16:19 Atualizado em: 18/09/2017 16:34

Comediante estreia na Netflix com especial de uma hora. Foto: Netflix/divulgação
Comediante estreia na Netflix com especial de uma hora. Foto: Netflix/divulgação

O stand-up comedy já era um formato bastante consolidado quando, nos anos 1980, o novaiorquino Jerome Allen Seinfeld se inscreveu no rol de humoristas como George Carlin, Woody Allen e Bill Cosby. Ao modelo de piada “de cara limpa”, Jerry imprimiu características próprias, como a ausência de palavrões e o minucioso escrutínio de assuntos cotidianos, por menores que fossem. A principal contribuição de Seinfeld, no entanto, foi a ideia de esmiuçar em uma sitcom o que seria o processo criativo de um comediante – no caso, ele mesmo. Com um olhar nostálgico e autocentrado, o humorista estrela o especial Jerry before Seinfeld, em cartaz a partir desta terça-feira (19) no catálogo da Netflix.

A atração resgata imagens do comediante na infância, na juventude e nos primeiros passos da carreira. Os vídeos de arquivo são alternados com um show de stand-up gravado no The Comic Strip, em Nova York, onde Jerry começou a trajetória humorística. Fica difícil, portanto, não enxergar nesta empreitada uma tentativa de beber da própria fonte e dar à luz a um episódio de uma hora de Seinfeld, a sitcom, ao invés dos habituais 22 minutos.

Vale lembrar que à frente do seriado exibido entre 1989-1998 - uma pseudo-autobiografia que oscila entre o pastelão e a filosofia do absurdo - Jerry já colocava em prática uma leitura de si mesmo que funcionava bem pelo fato de o personagem ser munido de postura cômica diante do cotidiano e de uma resoluta disposição para transformar observações em piadas. Considerada a melhor sitcom de todos os tempos, o programa criado por ele em parceria com Larry David abriu caminho para muitos outros, como Louie (de Louis C.K.) e Master of None (de Aziz Ansari), para ficar somente entre os mais notáveis da última leva.

Mas será que o humor voltado para o próprio umbigo vai reproduzir, em alguma medida, o vigor de Seinfeld, a sitcom, mesmo substituindo um brilhante elenco (Jason Alexander, Julia Louis-Dreyfus, Michael Richards) por umas fitas VHS de um senhor de 63 anos? 



Acompanhe o Viver no Facebook: 




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL