Artes Visuais Exposição apresenta trabalhos artísticos feitos a partir do papel Catorze artistas homenageiam a ferramenta de trabalho em Papyrus

Por: Alef Pontes

Publicado em: 14/09/2017 18:00 Atualizado em: 14/09/2017 19:38

Fotografias, gravuras, pinturas e aquarelas integram trabalhos. Foto: Clarissa Garcia/Reprodução
Fotografias, gravuras, pinturas e aquarelas integram trabalhos. Foto: Clarissa Garcia/Reprodução

Entra em cartaz, nesta quinta-feira (14), no Ateliê Poço das Artes, no bairro Poço da Panela, a exposição coletiva Papyrus. Reunindo obras de 14 artistas, entre pernambucanos, francês e ítalo-brasileiros, de diferentes gerações, a mostra homenageia o papel como ponto de partida da criação visual. A exposição fica aberta ao público para visitação até o dia 1º de outubro.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Sediada na galeria-residência da artista visual Clarissa Garcia, Papyrus reúne aquarelas, desenhos, fotografias, pinturas e gravuras para destacar a importância do papel desde os primórdios das artes. "A exposição é uma homenagem a esse suporte que todos os artistas utilizam desde os primeiros exercícios, é um ponto em comum em todos os trabalhos", explica Clarissa.

Com curadoria de Bessier Oizaf, a mostra reúne obras de Augusto Ferrer, Daniel Dobbin, Catha, Flavia Monteiro, Iramarai, Jobson Figueiredo, Lorane, Mauricio Castro, Rinaldo Silva, Ronaldo Câmara, da francesa Dominique Berthé e dos italianos radicados no Brasil Pietro Severi e Clovis Fazio, além da própria Garcia.

O italiano Clovis Fazio é um dos artistas da exposição coletiva. Foto: Clovis Fazio/Reprodução
O italiano Clovis Fazio é um dos artistas da exposição coletiva. Foto: Clovis Fazio/Reprodução


Segundo a artista, o critério principal para a escolha dos nomes foi a busca por artistas, entre os já consagrados e iniciantes, que trabalhassem costumeiramente com a ferramenta. Para a coletiva, foram selecionadas duas a três obras de cada um dos participantes, explica. "Das pedras a blocos de argila, de cascas de árvores a ossos e peles de animais, a humanidade procurou deixar sua marca, sua história, sua arte nas mais diversas superfícies. Mas é com a invenção do papel que a capacidade de transmitir seu legado multiplica-se ao infinito", explica, no texto de apresentação da coletiva.

"No meu trabalho, apresento a fotoaquarela, um processo que eu desenvolvi que acaba resultando em reproduções de fotografias em papel que recebem intervenções de aquarela, nanquim e pastel", afirma a Clarissa, que concilia a atuação de artista plástica com a fotografia. O Ateliê Poço das Artes, localizado na Rua Álvaro Macedo, 54, foi desenvolvido como um espaço para ampliar o número de exposições coletivas no Estado, conta a proprietária: "Pernambuco está precisando de espaços e está surgindo essa nova onda de abrir as casas de artistas para exposições coletivas, é um movimento muito importante para as artes."

SERVIÇO
Exposição coletiva Papyrus
Abertura:
quinta-feira (14), às 19h
Visitação: até 1º de outubro, de quinta a domingo, a partir das 19h
Onde: Ateliê Poço das Artes (Rua Álvaro Macedo, 54, Poço da Panela)
Informações: 3441-6623

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL