Diario de Pernambuco
Busca
Música Rec-beat tem noite de música marcada por discursos políticos e sociais Confira a programação do festival deste domingo no Cais da Alfândega

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/02/2017 11:05 Atualizado em: 24/02/2017 14:45

Negros de Havar é a primeira banda internacional a tocar no Rec-Beat em 2017. Foto: Rec-Beat/Divulgação
Negros de Havar é a primeira banda internacional a tocar no Rec-Beat em 2017. Foto: Rec-Beat/Divulgação


O festival Rec-Beat promete "incendiar" o Cais da Alfândega neste domingo (26). Iniciando com uma programação voltada para o público infantil - unindo cordel, teatro e frevo -, o evento se aquece para uma noite que promete ser repleta de impactantes discursos político-ideológicos ritmados ao som do rap, funk, soul e afrobeat. A programação conta com concertos internacionais de atrações argentinas e chilenas, além de destaques da música contemporânea brasileira.

Confira a programação completa do carnaval do Recife

Começando a programação um pouco mais cedo, o segundo dia de festival traz as atrações voltadas para o público infantil do Recbitinho, no hall do Paço Alfândega. O grupo Cordel Animado apresenta um espetáculo em cordel com música e dança, envolvendo a participação do público. A Cia Fátima Freitas completa a festa com os passoa do frevo que dão vida aos personagens das histórias. Às 19h30, no Cais da Alfândega, o rapper, beatmaker e DJ recifense Gustavo Pontual dá início a sequência de shows da noite com um repertório que passa pela música brasileira de diversas épocas, hip hop, funk, soul e música latina.

Confira a programação completa dos polos do Recife

Novidade da cena autoral pernambucana que vem se consolidando a cada apresentação, a banda Marsa sobe ao palco para apresentar o repertório do seu bem formulado álbum de estreia: Circular movimento (2016). Com forte influência da tropicália de Gilberto Gil e Caetano Veloso, o grupo é formado pelos músicos Thiago Martins (voz e guitarra), Rodrigo Félix (percussão), Rogê Victor (baixo), Carlos Amarelo (bateria) e Rogério Samico (teclados), que assinam coletivamente os arranjos.

 
Autor de uma sonoridade dançante, o duo paulista Craca e Dani Nega - formado pelo artista visual e músico Craca Beat e a MC Dani Nega - chamam a atenção do público pelo conjunto de experimentações audiovisuais, música eletrônica e rap. Do discurso firme, versos sobre feminismo, racismo, política e amor ganham força atrelados às técnicas de videomapping de Craca. 



Primeira atração internacional a se cantar no Rec-Beat deste ano, a chilena Negros de Harvar apresenta o que há de novo na música urbana latino-americana. Formado em Santiago em 2013, o grupo explora as raízes na musicalidade da regiãop com um combo de rap e rock. Nas letras do álbum La mala reputación, tratam da realidade do continente, da sua diversidade e de seus ritmos.



Consagrado como uma das maiores estrelas do rap nacional, o paulistano Rashid apresenta ao Rec-Beat o seu trabalho de estreia, A coragem da luz, lançado no ano passado. Tratando de temas como política, racismo, homofobia e machismo, o artista resgata memórias de suas vivências no campo em Minas Gerais e São Paulo. Na sonoridade, as pessoas podem esperar um sofisticado encontro do rap com gêneros como o jazz, samba, soul e rock.



A argentina Morbo Y Mambo é uma banda de rock com um som talhado para fazer a plateia dançar. Entre as influências, estão o dub, funk, stoner rock, afrobeat e psicodelia dos anos 1970. O largo espectro sonoro abre margem para muita experimentação e improviso no palco, o que ajudou a fazer a fama da banda como donos de uma das performances mais poderosas da cena latina atual. Eles lançaram o mais recente álbum, Boa, em 2015, além de dois EPs em 2016, onde exploram o afrobeat e o free-jazz.



Confira a programação dos próximos dias de Rec-Beat 2017:

Domingo (26):
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Frevo)
19h30 - DJ Gustavo Pontual (PE)
20h - Marsa (PE) 
21h - Craca e Dani Nega (SP)
22h - Negros de Harvar (Chile)
23h10 - Rashid (SP)
00h30 - Morbo Y Mambo (Argentina)

Segunda (27):
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Caboclinho)
19h30 - DJ Guilherme Gatis (PE)
20h - Dez Mona (Bélgica)
21h - Vitor Araújo (PE)
22h - La Dame Blanche (Cuba)
23h10 - As Bahias e a Cozinha Mineira (SP)
00h30 - Los Pirañas (Colombia)

Terça (28):
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Pierrô e Colombina)
16h - Recbitinho: Bandalelê e Bloco Balança Rolhinha
19h30 - DJ Bernardo Pinheiro (PA)
20h - Flaira Ferro & Wassab (PE)
21h - Quartabê (SP)
22h - Teto Preto (SP)
23h10 - Inna Modja (Mali)
00h30 - Jards Macalé (RJ)

SERVIÇO
2º dia de Festival Rec-Beat
Quando: domingo (26), a partir das 15h
Quanto: gratuito
Onde: Paço Alfândega e Cais da Alfândega, Bairro do Recife 
 
Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL