Artes cênicas Pesquisador teatral lança revista digital com programas de espetáculos pernambucanos Leidson Ferraz compilou informações visuais sobre peças de teatro e performances realizadas entre as décadas de 1920 e 1990

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/11/2016 20:30 Atualizado em: 25/11/2016 21:29

Pesquisador Leidson Ferraz traz 780 programas de espetáculos teatrais. Crédito: Ivo Barreto/Divulgação
Pesquisador Leidson Ferraz traz 780 programas de espetáculos teatrais. Crédito: Ivo Barreto/Divulgação

O teatro é, por natureza, uma arte mais difícil de deixar marcas concretas pelo tempo. Uma forma de recontar um pouco da experiência teatral é por meio dos programas dos espetáculos, verdadeiros documentos que resistem ao tempo pelas mãos de quem os vê como guardiões da memória. É o caso do jornalista e pesquisador Leidson Ferraz, que lança neste sábado, às 15h, o acervo Teatro tem programa!, com 780 programas de espetáculos teatrais produzidos no Recife e em Olinda ao longo do século passado. O evento vai acontecer no Teatro Hermilo Borba Filho, dentro da programação do 18º Festival Recife do Teatro Nacional.

Segundo Leidson, a atriz Inalda Silvestre havia guardado parte dessas relíquias e foi a primeira a oferecê-las a ele. O interesse do pesquisador em tratar esse material como objeto de importância histórica veio após a leitura de um livro. "Há muitos anos, me deparei com o livro O Cartaz no Teatro (s. d.), de vários autores, publicação rara da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que compila centenas de cartazes do teatro brasileiro, notadamente com atenção especial ao eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Aquela obra me instigou a, um dia, propor um projeto parecido em relação à minha terra, Pernambuco. Não sabia eu que, em vez de cartazes, difíceis de guardar pelo tamanho avantajado da maioria deles, seriam os programas de espetáculos teatrais que se apresentariam como opção acertada, muito mais presentes em meu acervo pessoal".

O resultado da pesquisa foi a produção de DVDs organizados como uma espécie de acervo físico, ou pela internet (pelos sites da Fundaj, Fundarpe e Teatro de Santa Isabel, inicialmente), em acervo virtual. Todos os programas originais serão doados ao acervo de obras raras da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O programa mais antigo de todos foi o da ópera  Lucia di Lammermoor, apresentada, em 1908, pela Grande Companhia Lyrica Italiana no Teatro de Santa Isabel. No entanto, o maior foco da pesquisa foi o de programas entre as décadas de 20 e de 90 do século passado.

O mapeamento catalogou centenas de programas de espetáculos realizados no Recife e em Olinda, organizados em ordem alfabética página por página, com o nome do espetáculo e o ano de edição. Alguns deles estão em mau estado, mas justificam a presença no acervo por sua raridade. A Incelença, com dramaturgia de Luiz Marinho, é o título que mais se repete. Ela também é um exemplo da letra A, a mais encontrada durante a pesquisa. Não há programas com as letras K e X, mas há dois com títulos em numeral: 13 e 1830.

Além do lançamento da pesquisa de Leidson, haverá também o lançamento do lançados os livros O laboratório das incertezas e A escravidão do amor, do dramaturgo paraibano Paulo Vieira, e a Revista TREMA nº 8, da TREMA Plataforma de Teatro, coordenada por Pedro Vilela.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL