TV Após polêmica, música de Chico Buarque será retirada da abertura do Roda Viva Vinheta será substituída a partir de segunda-feira (28)

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/11/2016 16:45 Atualizado em: 25/11/2016 21:24

A canção foi composta em 1967 e representa um "símbolo da luta contra o autoritarismo e a repressão". Foto: Daryan Dornelles/Divulgação
A canção foi composta em 1967 e representa um "símbolo da luta contra o autoritarismo e a repressão". Foto: Daryan Dornelles/Divulgação

A canção Roda viva, do cantor e compositor carioca Chico Buarque, não será mais usada na abertura do programa homônimo da TV Cultura. A partir da segunda-feira (28), a vinheta será substituída. A mudança, de acordo com a emissora, faz parte das comemorações dos 30 anos da atração.

Após polêmica entrevista do presidente Michel Temer no programa, no dia 14 de novembro, uma campanha liderada pelo coletivo Jornalistas Livres pedia a retirada da canção da vinheta. A assessoria de imprensa de Chico Buarque esclareceu na ocasião que a emissora possui uma autorização para o uso da faixa na atração, mas que o artista discorda da atual forma como o programa vem sendo conduzido.

Um comunicado assinado pela Marola Edições Musicais Ltda (responsáveis pelos direiros patrimoniais de Chico Buarque) afirma que um requerimento extrajudicial foi enviado à emissora, na segunda-feira (21), solicitando a retirada da música. O apelo chama a atenção para o contexto em que a canção foi composta, em 1967, como um "símbolo da luta contra o autoritarismo e a repressão". A canção foi escrita para a peça teatral Roda viva, dirigida por José Celso Martinez Corrêa.

Em nota oficial enviada ao Viver, a TV Cultura se limitou a informar que a vinheta do Roda viva foi reformulada junto com o pacote gráfico para as comemorações dos 30 anos do programa. "Agora, dentre as ações já previstas de atualização da atração, passa a ter nova trilha sonora a partir desta segunda-feira (28/11)", diz o comunicado. Um dos mais antigos programas de entrevistas da televisão, o Roda viva estreou em 1986. Os convidados entrevistados são líderes políticos, escritores, filósofos e músicos. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário nobre, das 22h às 23h30, na TV Cultura.




Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL