Diario de Pernambuco
Busca
Música Lenine, Gil e João Bosco em parceria inédita em homenagem a Gonzaguinha Filho de Luiz Gonzaga será o homenageado deste ano do 27º Prêmio da Música Brasileira

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/05/2016 09:02 Atualizado em: 11/05/2016 10:00


Os cantores e compositores Lenine, Gilberto Gil e João Bosco farão uma parceria inédita no 27º Prêmio da Música Brasileira. Eles cantarão a música Galope, de Gonzaguinha, o homenageado desta edição. A cerimônia será realizada no dia 22 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na capital carioca. Ney Matogrosso e Caetano Veloso também estão confirmados na festa.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

Filho de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha foi responsável por resgatar o prestígio do pai, na década de 1970. A conturbada história dos dois, permeada por brigas e parcerias musicais, foi narrada em Gonzaga de pai para filho (2012), de Breno Silveira. O roteiro do filme é baseado em uma fita cassete com uma conversa dos dois e no livro Gonzaguinha e Gonzagão: Uma história brasileira, escrito por Regina Echeverria.

Nascido no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (1945-1991) compôs a primeira música, Lembranças de primavera, com apenas 14 anos. Compositor de letras críticas, ele teve várias canções censuradas. São dele clássicos da música popular brasileira como Comportamento geral, Explode Coração, Grito de alerta e O que é o que é.

No ano passado, foi lançado um dueto póstumo de Lenine com Gonzaguinha, na faixa Se preciso fosse, do álbum Presente (Universal Music, R$ 24,90). A voz do carioca foi extraída de gravações originais e mesclada às gravações de outros 17 artistas, como Ivete Sangalo, Maria Rita, Lenine, Fagner, Gilberto Gil, Ana Carolina, Alcione, Victor e Leo, Zeca Pagodinho, Alexandre Pires, Martinho da Vila, Luiza Possi e Zeca Baleiro.

Daniel Gonzaga, filho dele, canta a última faixa, A vida do viajante, na qual a voz de Gonzagão  também foi incluída. Gonzaguinha morreu em um acidente de carro. Além de Daniel, ele é pai de Fernanda Gonzaga e Amora Pêra.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL