Diario de Pernambuco
Busca
Arte Mostra do fotógrafo Beto Figueiroa apresenta a cultura do terreiro Nação Xambá O material será lançado nesta sexta (8), às 19h, na Casa das Máquinas, no bairro da Torre, durante abertura do projeto Tertúlia foto documental

Por: Marcela Assis - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/04/2016 11:00 Atualizado em: 08/04/2016 09:00


"Demos um novo tempo ao acervo%u201D, destaca o fotógrafo. Foto: Beto Figueiroa/Divulgação
"Demos um novo tempo ao acervo%u201D, destaca o fotógrafo. Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

Uma compilação de recortes deu novo fôlego à memória do terreiro Nação Xambá, localizado em Olinda. A partir de um convite do músico Guitinho, vocalista do grupo percussivo Bongar, o fotógrafo Beto Figueiroa imprimiu contemporaneidade a fotos históricas do espaço religioso. “A ideia não era só publicar as imagens na íntegra, mas dar um mergulho nelas e traduzi-las para uma linguagem atual.

Confira roteiro de exposições no Divirta-se


"Demos um novo tempo ao acervo", destaca o fotógrafo. O material será lançado nesta sexta-feira (8), às 19h, na Casa das Máquinas, no bairro da Torre, durante abertura do projeto Tertúlia foto documental. Entre os participantes do evento, o historiador Hildo Leal da Rosa, responsável por resgatar o passado da comunidade.

Com ambientes e integrantes do terreiro como pano de fundo, as fotografias ganharam molduras humanas e expressivas. Entre as obras que compõem a mostra, está uma marcada pelo diálogo entre passado e presente. Com o olhar fixo na câmera, o babalorixá Ivo segura com as duas mãos uma foto na qual ele, ainda criança, posa no colo da Mãe Biu, figura marcante do local. A fotografia, assim como as outras 26 selecionadas para a exposição Estratégias para uma trama fotográfica, fará parte do livro Velha a minha história, novo o meu olhar (Funcultura), de Guitinho, com fotos de Beto, em fase de finalização. "O projeto começou por iniciativa de Guitinho, que sugeriu fazer um livro com o acervo da Nação Xambá. Em 2010, comecei a pesquisa, que teve três momentos. O primeiro foi marcado pela avaliação das fotos originais. Selecionadas, as imagens foram fotografadas em novos cenários. O terceiro foi a edição", lembra.

Foto: Beto Figueiroa/Divulgação
Foto: Beto Figueiroa/Divulgação


A publicação, com lançamento previsto para este semestre, conta com a íntegra do trabalho realizado por Beto Figueiroa. “Como o evento [Tertúlia] é sobre foto documental, decidimos selecionar só uma parte do material produzido, uma parcela do livro. Quando se trabalha com fotos refotografadas, se trabalha, também, com documentos recriados através de um olhar atual”, comenta o fotógrafo. Ao longo da exposição, que ficará em cartaz do dia 11 ao 16 de abril, a Casa das Máquinas abrirá espaço para o estudo da fotografia documental. No encerramento, um debate sobre o trabalho fotográfico no terreiro Nação Xambá será realizado com a presença de Beto Figueiroa e mediação do fotojornalista Daniel Meirinho.

Serviço
Abertura da mostra Estratégias para uma trama fotográfica
Onde: Casa de Máquinas (Rua José de Holanda, 295, Torre)
Quando: sexta (8), às 19h.
Visitação: de 11 a 16 deste mês, das 14h às 17h
Gratuito



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL