Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval Carnaval 2016: Conheça os projetos pernambucanos que vão fazer soar o frevo Entre releituras de composições clássicas e letras autorais, os músicos prestam homenagens ao ritmo e a ídolos

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/01/2016 17:30 Atualizado em:

Silvério Pessoa, Nonô Germano e Claudionor Germano vão entoar frevos, como manda a tradição. Fotos: Arquivo/DP
Silvério Pessoa, Nonô Germano e Claudionor Germano vão entoar frevos, como manda a tradição. Fotos: Arquivo/DP

Celebrado no dia 9 de fevereiro, o Dia do Frevo coincide, neste ano, com a Terça-feira Gorda. Aproveitando o ensejo, artistas pernambucanos dedicam os shows da temporada carnavalesca ao ritmo eleito Patrimônio Imaterial da Humanidade em dezembro de 2012.

Do intérprete Ayrton Montarroyos ao cantor e compositor Claudionor Germano, a lista envolve resgate de projetos dedicados ao frevo em carnavais anteriores e, ainda, a releitura de clássicos de compositores como Nelson Ferreira. O Maestro Forró, homenageado este ano pela Prefeitura do Recife, também ganha homenagens dos colegas em prévias, bailes e durante o carnaval. Confira alguns planos: 

Ayrton Montarroyos
Intérprete de composições da MPB de décadas passadas, Ayrton organiza, para o carnaval, repertório de frevos. Sem convidados especiais, ele cantará compositores pernambucanos, em homenagem ao ritmo que é Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Romero Ferro
O show Sangue, Som e Frevo será destaque na agenda de carnaval de Romero Ferro, cujos projetos recentes com Monica Feijó, Spok e China se dedicam a releituras do frevo. No repertório, músicas de Carlos Fernando, Alceu Valença e Nelson Ferreira, além de novos sucessos de Tibério Azul e Mamelungos.

Confira o roteiro de prévias e bailes no Divirta-se

Claudionor Germano

Para o carnaval deste ano, Claudionor apresenta a apoteose do projeto Alegres Bandos, com encontro de blocos, e promove cantatas ao longo do carnaval, em locais ainda não definidos. Ele também sobe ao palco do Marco Zero no show de abertura, no dia 5 de fevereiro, e no Baile Municipal (30 de janeiro, no Classic Hall).

Nonô Germano
Nonô convida Liv Moraes, filha de Dominguinhos e conhecida por dar continuidade ao legado musical do pai, e Karla Karolla, cantora paulista do gênero sertanejo, para participar de seus shows. Dando continuidade ao projeto Frevo todo ano, o ano todo, Nonô apresenta repertório intitulado FMPB (Frevo Música Pra Pular Brasileira), com músicas populares nas rádios em ritmo de frevo.

Silvério Pessoa
O pernambucano resgata o projeto Micróbio do Frevo para seus shows no carnaval. “É um patrimônio que me deixa confortável para trabalhar no carnaval, e já existe há 13 anos”, diz Silvério. Ele intercala músicas do projeto com composições de Capiba e J. Michiles. Canta, além de frevos, cirandas e releituras de outros músicos pernambucanos.

Geraldinho Lins

O convite do Maestro Forró para Geraldinho Lins subir ao palco do Baile Municipal (30 de janeiro, Classic Hall) foi considerado, pelo cantor, a realização de um sonho. É a primeira vez que Geraldinho se apresenta na festa. As homenagens, a partir de então, serão destinadas em todos os shows do período carnavalesco ao Maestro Forró. Geraldinho desfila com o Galo da Madrugada, no dia 6 de fevereiro, e no Marco Zero, na Terça de Carnaval - quando Alceu Valença e Elba Ramalho também participam, abrindo a possibilidade de duetos ao longo da noite.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL