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Crise A poucos dias do carnaval, escolas de samba do Rio ainda negociam patrocínio federal Para cada agremiação, a Liga Independente das Escolas de Samba destinou R$ 6 milhões

Publicado em: 31/01/2016 16:27 Atualizado em: 31/01/2016 17:51

Valor repassado pela prefeitura foi maior. Foto: Marco Antonio Cavalcanti/Riotur
Valor repassado pela prefeitura foi maior. Foto: Marco Antonio Cavalcanti/Riotur


Em ano de redução de patrocínios, a maior parte dos recursos para as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro veio da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e da prefeitura do Rio. Para cada agremiação, a Liesa destinou R$ 6 milhões. Do total, R$ 4 milhões são referentes a direito de imagem pela transmissão da televisão, vendas de ingressos para as arquibancadas, frisas e camarotes da Passarela do Samba, além da venda de CDs com os sambas-enredos de 2016. O restante (R$ 2 milhões) foi referente ao apoio cultural da prefeitura, que segundo o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, dobrou de valor depois de seis anos sem reajuste.

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Apesar do aumento do valor repassado pela prefeitura, as escolas sentiram falta do patrocínio do governo federal, como R$ 1 milhão concedido pela Petrobras. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, informou que a liga e a empresa estão em negociação para ver a possibilidade da liberação do dinheiro, que seria em torno de R$ 200 mil por escola. "Eles estão fazendo só 20% do que foi feito nos outros anos para tentar mostrar a presença e a grandeza do carnaval, inclusive do ponto de vista da repercussão internacional”, disse.

O presidente da Mangueira, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, disse que este foi o primeiro ano que as escolas ficam, pelo menos até agora, sem patrocínio do governo federal, que nos últimos anos veio da Petrobras. “Acho que a Petrobras vai ajudar com alguma coisa, mas muito abaixo do que a gente estava esperando. Está bem encaminhado”, disse otimista. Em carnavais anteriores, a Eletrobras era a patrocinadora.

A Petrobras confirmou a negociação com a Liesa e informou que, apesar de já uma definição, o valor do patrocínio só deverá ser divulgado na próxima semana.

Prefeitura

Da prefeitura, as escolas recebem até o carnaval o correspondente a 90% dos recursos, o restante após prestarem contas dos gastos com materiais, como os usados em alegorias. É proibido usar o dinheiro para pagar o carnavalesco responsável pelo enredo.

Na Unidos da Tijuca, o presidente Fernando Horta, disse que contava com patrocínios do setor privado em 2016 para falar da terra com o enredo Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado. Não foi o que ocorreu e ele teve que usar os recursos próprios da escola, de alguns empresários, amigos, e do crédito que consegue no comércio para a compra de materiais. Horta reconheceu que o repasse da prefeitura ajuda as escolas, mas defendeu que poderia ser liberado mais cedo, até a metade do ano. “Tinha que ser um pouco mais cedo. As pessoas com dinheiro na mão conseguem administrar melhor e conseguem melhores preços [de materiais]. Quando o dinheiro da prefeitura chega, a maioria está endividada e quando vai comprar fiado não tem condição de barganha. Isso é em qualquer tipo de mercado”, explicou.

Na Mangueira, também não foi fechado um patrocínio único para desenvolver o enredo Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá. A saída foi recorrer a vários empresários. “O prefeito percebeu o problema que havia no carnaval, dobrou a verba e deu quando pôde. Não tenho que reclamar. Quando ele deu foi o tempo suficiente para a gente terminar o carnaval”, contou.

O secretário municipal de Turismo e presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), Antônio Pedro Figueira de Mello, explicou que não há como antecipar a liberação de recursos, porque antes é preciso acertar as contas das escolas. “Não tem como. Eles tem que prestar contas do ano anterior. A gente tem que auditar tudo e depois que tudo fica pronto é que a gente faz o pedido de novo reforço”, disse.

O Rio de Janeiro deverá receber 170 mil turistas em transatlânticos e a rede hoteleira está com quase 90% de ocupação no período do carnaval. "As pessoas estão vindo para cá. Os turistas estão chegando na cidade e isso é muito bom, gera emprego e gera renda para nossa gente”, acrescentou o secretário.

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