Música Pernambuco no Rock in Rio: relembre artistas do estado que já tocaram no festival Edição comemorativa de 30 anos do evento começa nesta quinta e terá shows de Rod Stewart, Queen e Katy Perry

Publicado em: 15/09/2015 20:00 Atualizado em: 15/09/2015 20:57

Nação Zumbi e Tulipa Ruiz foram atração do Rock in Rio em 2011. Foto: Rock in Rio/Divulgação
Nação Zumbi e Tulipa Ruiz foram atração do Rock in Rio em 2011. Foto: Rock in Rio/Divulgação


Começa nesta sexta-feira (18), a sexta edição do Rock in Rio, com um toque especial. O evento marca o aniversário de 30 anos do festival, idealizado por Roberto Medina. Desde os primeiros shows, em janeiro de 1985, até a edição mais recente, em 2013, passando por edições internacionais, o festival contou com um time forte de artistas pernambucanos. Veja quem já se apresentou:

Alceu Valença (Rock in Rio 1985, 1991)

Em 1985, Alceu vivia uma onda de discos de sucesso como Cavalo de Pau (1982) e Anjo Avesso (1983). Ele foi convidado para se apresentar na noite dedicada ao blues, em line up que contava com Moraes Moreira, James Taylor e George Benson. Na segunda apresentação, ele antecedeu Elba Ramalho, Al Jarreau e Yes. O pernambucano foi elogiado ao levar para o palco sucessos como Pelas Ruas Que Andei e Morena Tropicana. Se apresentou também na segunda edição do evento, no Estádio do Maracanã em 1991.



Sheik Tosado (Rock in Rio 2001)

Das ladeiras de Olinda direto para o palco principal do Rock in Rio. O Sheik Tosado, do vocalista China, mal tinha lançado o disco Som de Caráter Urbano e de Salão (1999) e já estava no Palco Mundo de um dos maiores festivais do planeta, dividindo espaço com Queens of the Stone Age, Sepultura, Rob Halford e Iron Maiden. A banda, no entanto, encerrou as atividades pouco meses depois, dando origem à carreira solo de China, que dura até hoje.



Nação Zumbi (Rock in Rio 2001, 2011, 2015)

Quem também bateu ponto na edição de 2001 foi a Nação Zumbi, já com Jorge du Peixe nos vocais. O grupo divulgava o disco Rádio S.Amb.A (2000), primeiro de inéditas após a morte de Chico Science. O show ocorreu na Tenda Brasil do evento, dedicado a bandas nacionais. No palco, os caranguejos com cérebro mostraram o peso de músicas novas como Quando a Maré Encher.

Na quarta edição, em 2011, a banda foi atração do Palco Sunset, dedicado a encontros de diferentes artistas. No caso, a Nação se apresentou com a cantora Tulipa Ruiz. A dose será repetida neste ano, no mesmo palco Sunset, em show em parceria com Lenine.



Lenine (Rock in Rio 2013, 2015)

O pernambucano Lenine também já é figurinha carimbada no Palco Sunset. Em 2013, ele dividiu espaço com os ciganos punk do Gogol Bordello, em show elogiado pelo público. Além da mistura, ele entoou sucessos como Hoje Eu Quero Sair Só. Na edição deste ano, ele apresenta o repertório do disco Carbono ao lado da Nação Zumbi.



Spok Frevo Orquestra (Rock in Rio Las Vegas, 2015)

Na primeira edição do Rock in Rio nos EUA, o frevo da Spok Frevo Orquestra marcou presença. O ritmo mais tradicional do Recife foi parte das atrações da Rock Street, espaço dedicado aos diferentes tipos de música de cada país.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL