Telinha Sense8: primeira série para a TV dos criadores de Matrix estreia no Netflix Irmãos Wachowski escrevem e dirigem os 12 capítulos disponibilizados em streaming nesta sexta-feira. A trama apresenta oito desconhecidos que dividem habilidades e emoções

Por: Raquel Lima - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/06/2015 10:05 Atualizado em: 11/12/2015 17:11



Os irmãos Wachowski têm hoje a mais nova (e talvez melhor) chance de libertação da glória e ruína de Matrix. O filme de Lana e Andy, que redefiniu os moldes do cinema de ação e ofusca tudo o que os dois cineastas criaram desde 1999, pode encontrar em Sense8, produção original do Netflix que estreia nesta sexta-feira (05), um par instigante. A julgar pelos três primeiros episódios já disponibilizados ao Viver, o seriado resgata o melhor dos realizadores de Cloud atlas (2013) e O destino de Júpiter (2014): originalidade, misticismo, arte marcial, existencialismo, conectividade.

Saiba mais...
Valesca Popozuda grava música sobre a série Orange Is The New Black Jane Fonda anuncia nova temporada de Grace and Frankie, série do Netflix Conversamos com a atriz de Demolidor, Deborah Ann Woll Sense8 ganha minidocumentário de bastidores lançado pelo Netflix Série derivada de "Como treinar o seu dragão" disponível na TV e no celular Pablo Escobar em série do Netflix, Wagner Moura opina sobre drogas e desmilitarização da polícia "Estão todos intolerantes", diz cronista Xico Sá sobre o público da televisão brasileira Charlie Cox começa a gravar novo Demolidor em julho Malhação: Gael anuncia que treinará Karina. Confira o resumo desta segunda Sense8: Naveen Andrews, o Sayid de Lost, fala sobre homofobia e nova série dos criadores de Matrix Babilônia: Regina contrata Iuri para seduzir Inês. Confira o resumo desta sexta Veja o que vai passar na TV nesta sexta-feira Primeira imagem das gravações de especial de Arquivo X é divulgada Série dos criadores de Matrix para o Netflix é pirateada 500 mil vezes Sucesso nos anos 1990, A Comédia da Vida Privada volta a ser exibida no Canal Viva Babilônia: Beatriz e Inês conversam a sós. Confira o resumo desta terça-feira Veja o que vai passar na TV nesta terça-feira Netflix lançará filme de guerra estrelado por Brad Pitt Atrizes de série norte-americana viram sensação na Parada do Orgulho Gay Líder do Foo Fighters, Dave Grohl confirma segunda temporada de série sobre a banda Malhação: Lobão pede que Luiz descubra se Nat está viva. Confira o resumo desta segunda Veja o que vai passar na TV nesta segunda-feira Primeiro episódio da nova temporada de Hannibal já pode ser visto na web
Se a computação gráfica de Matrix cunhou efeitos especiais que ainda ressoam na indústria do cinema, em Sense8 a ação é psicológica. O grande circo criado pelos terráqueos no planeta é o foco das lentes de Andy e Lana, que dividem os créditos de criação  e roteiro com o eclético J. Michael Straczynski, aplaudido por roteiros de HQs, séries e programas de rádio.

“Queríamos produzir algo nunca feito sobre gênero e identidade. Tratar da crença de que somos mais do que a soma de nossas partes”, conta JMS. Os três passaram anos gestando Sense8. O tempo deu à luz uma torre de babel moderna, rodada em nove cidades do mundo, com atores de oito nacionalidades e sotaques orgânicos.

A sinopse reúne oito desconhecidos, de Seul a Nairóbi, que, de repente, são conectados. Um passa a ter acesso a habilidades e sensações dos outros, graças a uma expansão mental proporcionada por Angel (Daryl Hannah). Uma boa sacada do trio de escritores é que cada um dos oito poderia sustentar a série sozinho - e com bagagem para transformar a rejeição ao casal gay da novela Babilônia (21h, Globo) em piada.

A fotografia de John Toll é impecável, mas são ângulos fechados e intimistas que mostram o processo de negação e aceitação da nova condição de cada sensitivo. O recurso dá uma pegada de reality a Sense8. Lana e Andy também brincam com a mudança de cidade e personagens de maneira fluida, mas sem pressa. O ritmo ditado constrói expectativas, mas pede paciência - como Angel conseguiu “parir” novos sensitivos e quem é a organização ligada ao governo que a persegue? A torcida é para que as respostas cheguem nos 12 episódios lançados nesta sexta, como a pílula vermelha que retirou Neo (Keanu Reeves) da matrix, e libertem os Wachowskis do estigma de diretores de uma obra só.

Série apresenta grupo de sensitivos com habilidades especiais. Crédito: Netflix/Divulgação
Série apresenta grupo de sensitivos com habilidades especiais. Crédito: Netflix/Divulgação


O clube dos oito
Will (Brian J. Smith) é um policial de Chicago; Riley (Tuppence Middleton) é uma DJ islandesa radicada em Londres; Capheus (Aml Ameen) é um motorista de van em Nairóbi (Quênia); Sun (Bae Doona) é uma empresária coreana, que também é uma lutadora excepcional; Lito (Miguel Ángel Silvestre) é um galã mexicano que não assume a homossexualidade; Kala (Tina Desai) é uma farmacêutica indiana prestes a casar sem amar; Wolfgang (Max Riemelt) é um arrombador de cofres descendente de mafiosos de Berlim e Nomi (Jamie Clayton) é uma hacker transexual de São Francisco. Conheça os oito no vídeo abaixo.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL