Diario de Pernambuco
Busca

Salvamento

Bebê de 7 meses se engasga e é resgatado pela PRF em São Caetano

Policial realizou manobra para desobstruir vias aéreas de menino

Publicado em: 03/01/2024 18:45

 (Foto: Reprodução/PRF)
Foto: Reprodução/PRF

Um bebê com apenas 7 meses de vida foi resgatado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Caetano, no Agreste de Pernambuco, após se engasgar. Ele chegou no posto da PRF desfalecido, após sofrer uma convulsão e em seguida se engasgar. O caso aconteceu no dia 1º de janeiro.

Após receber os primeiros socorros da equipe, o menino foi encaminhado com urgência a um hospital do município. Os policiais realizavam uma fiscalização da Operação Ano Novo quando duas mulheres se aproximaram da equipe aos prantos e pedindo ajuda para socorrer um bebê engasgado. De imediato, um dos policiais segurou o menino e iniciou um procedimento para desobstruir as vias aéreas, conhecido como “manobra de Heimlich”. 

Logo depois, o bebê foi levado em uma viatura da PRF para o Hospital Municipal Adolpho Pereira Careniro. Na unidade de saúde, ele recebeu atendimento médico e depois seguiu de ambulância para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, sob a escolta da PRF. 

Após receber atendimento e passar por uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o bebê teve alta à noite e retornou para os cuidados da família.

Como agir em caso de engasgo de bebês

O engasgo em bebês pode acontecer por diversos motivos, como engasgo durante a amamentação, após vômitos e até mesmo quando entra algum objeto nas vias aéreas. Apesar das diferentes causas, o procedimento a ser tomado deve ser o mesmo, passando pela identificação do engasgo, contato com a emergência e realização de manobras para desengasgar o bebê.

Caso o engasgo seja parcial, o bebê irá tossir e terá uma respiração com ruídos, pois ainda há passagem de ar. Se o engasgo for total, a vítima não é capaz de emitir som, terá dificuldade na respiração e ainda pode ficar com os lábios roxos. Neste último caso, o auxílio deve ser imediato, pois as chances de morte são elevadas.

Após identificar o engasgo, é importante que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seja acionado pelo número 192. O Corpo de Bombeiros também pode ser solicitado pelo número 193.

Para desengasgar o bebê, é importante manter a calma e nunca usar os dedos para retirar o objeto, pois ele pode ser empurrado ainda mais fundo, piorando a situação. Confira o passo a passo:

  • Com o dedo indicador e médio deve segurar a boca do bebê aberta.
  • Coloque o bebê deitado de barriga para baixo em cima do seu antebraço,
  • com a cabeça mais baixa que o corpo.
  • Apoie seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza.
  • Coloque o bebê deitado de costas sobre o outro antebraço apoiado sobre a coxa.
  • Faça 5 compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos.
  • É bom você saber que cada compressão deve ter 4 centímetros, 2 a 3 dedos de profundidade.
  • Olhe para o bebê. Se ele chorar, vomitar ou tossir é sinal que desengasgou. Sua cor voltará ao normal.
Tags: prf | engasgo | bebê | resgate |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL