Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Salesiano lança Projeto Pedagógico 2024

Cerimônia contou com vídeos educativos, apresentações do grupo de Balé e da Ginástica Rítmica do Salesiano, palestra sobre a importância da aprendizagem socioemocional e o sorteio de um PS5

Publicado em: 25/10/2023 09:57

Segundo o gestor pedagógico da instituição, Luiz Ventura, o próximo ano letivo contará com novidades interessantes para a continuação da formação dos alunos (Foto: Sandy James/DP)
Segundo o gestor pedagógico da instituição, Luiz Ventura, o próximo ano letivo contará com novidades interessantes para a continuação da formação dos alunos (Foto: Sandy James/DP)
O Colégio Salesiano Sagrado Coração lançou o projeto pedagógico referente ao ano letivo de 2024 na noite desta terça-feira (24). O evento, realizado no Teatro Boa Vista, reforçou o compromisso da escola para continuar com o legado de tradição, com o plano de excelência acadêmica, valorizando a aprendizagem acadêmica, e trabalhar os valores da Rede Salesiana Brasil de Escolas. A cerimônia ainda contou com vídeos educativos, apresentações do grupo de Balé e da Ginástica Rítmica do Salesiano, palestra sobre a importância da aprendizagem socioemocional e o sorteio de um PS5.

Segundo o gestor pedagógico da instituição, Luiz Ventura, o próximo ano letivo contará com novidades interessantes para a continuação da formação dos alunos. “Em 2024, vamos dar início a parceria com a biblioteca virtual Árvore, uma plataforma com mais de 35 mil títulos, organizados por séries e níveis - da educação fundamental até a terceira série do Ensino Médio. Na Árvore, os alunos terão acesso a leituras com variedade de conteúdo e títulos para trabalharem por jogos e eventos”, explica.

Também será iniciado um trabalho em conjunto com Laboratório Inteligência de Vida (LIV), para desenvolver a educação socioemocional e formar alunos que aprendem mais sobre si, sobre o outro e sobre o mundo; assim como serão retomadas as Excursões Pedagógicas, uma peça-chave no processo de aprendizagem; e o lançamento da nova plataforma Edebê, oferecendo conteúdos de alta qualidade, gabaritos para avaliações, tarefas interativas e relatórios com acompanhamento de aprendizagem.

Os projetos como Nave à Vela, com a missão de estimular o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas reais; o Jovens Gênios, uma plataforma visando transformar a educação no Brasil com a democratização de acesso à tecnologia e inovação; e o TRIEDUC, auxiliando o processo de evolução do estudante na sua jornada de conhecimento via simulados, provas, e acompanhamento pela equipe de coordenação, serão continuados pela Rede Salesiana de todo o país, incluindo o Salesiano do Recife.

A autônoma Cleibiane Florêncio e o fiscal de operações Robson Melo, receberam o convite do lançamento e decidiram apreciar o evento da escola que recebeu o filho deles, João Miguel Melo, 8 anos, de portas abertas há 3 anos. “Essa é a terceira escola que Miguel passa e é perceptível a mudança radical na educação dele nesses anos. O Salesiano já é um diferencial na vida do nosso filho. Somos uma família que costuma frequentar a igreja e percebemos como o aprendizado religioso do Salesiano tem impactado fora do ambiente escolar. Sempre recebemos muitos elogios sobre a inteligência dele”, conta o pai. Além do planejamento de excelência acadêmica, a rede Salesiana trabalha com a experiência pedagógica de Dom Bosco e seus três pilares: razão, religião e bondade.

As apresentações ficaram por conta das bailarinas da turma intermediária, destaques em competições de dança de Pernambuco e primeiro lugar no Nordestão Salesiano; do balé Infanto Juvenil, segundo lugar no Nordestão Salesiano; e das equipes de ginástica rítmica: a equipe campeã em diversas edições do Nordestão Salesiano, Trio Juvenil, Trio Infantil, Conjunto Juvenil e o encerramento com apresentação de alunas do pré-infantil.

A cerimônia foi encerrada com a palestra da psicóloga e consultora pedagógica do LIV, Márcia Figueiredo, sobre a importância da aprendizagem socioemocional para as relações familiares. “Estamos vendo que a educação precisa ser integral e ir além do que temos no currículo tradicional. Inclusive, as competências socioemocionais já são uma exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, a aprendizagem socioeducacional precisa ser trabalhada nas escolas, não apenas pela obrigatoriedade, mas para entendermos o momento atual, com questões seríssimas de saúde mental de crianças e adolescentes que sofrem depressão, ansiedade, bullying, violência, etc. O trabalho começa em casa, por isso, é muito importante trazer essa consciência para os responsáveis, e fazer esse trabalho em conjunto com escola, família e sociedade nesta noite”, finaliza a psicóloga.

As matrículas serão iniciadas na próxima segunda-feira (30). Os pais e familiares podem entrar em contato para tirar dúvidas e receber informações através do número (81) 99996-0723 ou do site https://www.salesianorecife.com.br/.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL