IMUNIZAÇÃO

Pernambuco aplicou 15,3 milhões de doses contra a Covid-19 em um ano

Publicado em: 18/01/2022 12:20

 (Foto: Arnaldo Sete/Arquivo DP)
Foto: Arnaldo Sete/Arquivo DP
Pernambuco completou um ano de vacinação contra a Covid-19, com a marca de 15,3 milhões de doses aplicadas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, 95,2% da população acima de 12 anos já receberam pelo menos uma dose, 83,57% completaram seus esquemas, com duas vacinas ou dose única, e 23,85% tomaram a dose de reforço. O estado ainda não forneceu balanços sobre os primeiros dias da vacinação de crianças na faixa de 5 a 11 anos, que foi iniciada na sexta-feira.

Segundo o Consórcio de Veículos de Imprensa, que totaliza o percentual de vacinados face à população total, Pernambuco tem 75,19% de cobertura. O estado empata em nono lugar, atrás do Piauí (83,14%), São Paulo (81,77%), Santa Catarina (78,5%), Rio Grande do Sul (77,76%), Minas Gerais (77,38%), Paraná (77,33%), Ceará (75,92%) e Paraíba (75,8%).

Dois dos principais desafios do segundo ano da campanha são chegar aos atrasados - cerca de um milhão de pessoas ao todo - e avançar entre o público infantil, cuja imunização, ainda no princípio, vem sendo atacada  pela desinformação. “No início da campanha, sofremos com a quantidade insuficiente de imunizantes, com a falta de coordenação nacional e de um discurso uníssono em defesa da vacina. Este cenário contribuiu para que não conseguíssemos atingir patamares melhores de vacinação”, relembra o secretário de Saúde, André Longo.

Ele explica que, neste momento, preocupa a quantidade de pessoas ainda vulneráveis à doença. “Apesar de já termos a predominância da variante Ômicron, mais contagiosa e de maior risco para as pessoas que estão sem a vacinação completa, ainda temos mais de 500 mil pessoas com a segunda dose em atraso e outras 500 mil que já podem tomar a dose de reforço, mas ainda não o fizeram”, revela.

“A Covid-19 ainda é uma grave ameaça e as vacinas, que são seguras e eficazes, são as nossas principais aliadas na proteção da vida. Além disso, é fundamental a continuidade no respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados para minimizarmos a disseminação viral e evitar a saturação do sistema de Saúde. Vacina sim e cuidado sempre!”, enfatizou o secretário.

A SES-PE divulgou ontem que o Vacina Mais Pernambuco, programa do governo do estado e Organização Pan-Americana da Saúde, com o objetivo de acelerar a vacinação contra a Covid-19, já percorreu áreas remotas de nove municípios e aplicou mais de 11 mil doses. Das 11.696 vacinas já aplicadas, 1.360 foram primeiras doses, 3.145 segundas doses e 7.191 doses de reforço.

As cidades já visitadas - Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande - pertencem à III Gerência Regional de Saúde (Geres), região com o maior número de municípios que precisam de atenção para as coberturas vacinais. O objetivo é chegar a pessoas que residem em áreas de difícil acesso.

“A cobertura média das pessoas que haviam tomado as duas doses ou a dose única, nesses municípios, saiu de 46% para mais de 62%”, diz a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo.

DESCENTRALIZAÇÃO
A Prefeitura do Recife desmobilizou seis centros de imunização, migrando o serviço para unidades básicas de saúde. Com isso, deixam de funcionar os pontos da Unicap (Boa Vista), Dnocs (Tamarineira), UFRPE (Dois Irmãos), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), UFPE (drive-thru) e Justiça Federal (Jiquiá).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL