Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZANTE

Vitória amplia lista de comorbidades para receber imunizante contra Covid-19

Publicado em: 05/05/2021 13:15

 (ROBERTO SILVA/PCVSA)
ROBERTO SILVA/PCVSA
No município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, as pessoas de 55 a 59 anos que apresentem comorbidades terão direito à vacinação contra a Covid-19. Para receber a imunização, que começa nesta quarta-feira (5), é preciso realizar o cadastro no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os imunizantes serão destinados ao público com: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas grave; Hipertensão arterial resistente e nos estágios 1,2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias ; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Anemia falciforme; e Cirrose hepática.

“Os pacientes que tiverem dúvida sobre o enquadramento nesse grupo de vacinação devem procurar seu médico para esclarecer sobre a condição que se encontra e apresentar um laudo para agendar a vacinação e também apresentar no dia da vacinação. Temos o tele-covid que pode também ajudar o usuário do SUS a esclarecer outras dúvidas”, explicou o secretário de Saúde de Vitória de Santo Antão, Eudes Lorena. O município recebeu 3840 novas doses da vacina tipo AstraZeneca ontem (4), e por isso ampliou a lista de comorbidades que dão direito à vacinação contra a doença.

Desde a última segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde vacina pessoas de 18 a 59 anos que sejam imunossuprimidas, transplantadas; portadoras de HIV; ou que tenham doença renal crônica em diálise; obesidade mórbida (com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40); além de Gestantes e mulheres recém paridas com comorbidades. E ainda começaram a ser imunizados cidadãos de 55 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Agendamento
A secretaria orienta que para o novo grupo poder se vacinar, é preciso realizar o cadastro no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. No sistema, além de colocar o comprovante de residência e documento com foto, deve-se anexar, como explicou o secretário Lorena, a declaração de comorbidades (existe um modelo disponível no mesmo site e também nas unidades básicas de saúde). A documentação, incluindo CPF, também deve ser apresentada no dia da vacinação.

Pontos de Vacinação
As vacinas estão sendo aplicadas, de domingo a domingo, no Colégio 03 de Agosto, no Vitória Park Shopping e no drive-thru instalado na sede do Samu.

Outro polo de vacinação funciona, de quinta a sábado, também para pessoas de carro, no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues. No Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping também está sendo realizado o cadastro para que as pessoas sejam vacinadas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL