Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Vinte cidades pernambucanas são incluídas no aplicativo Atende em Casa

Publicado em: 18/05/2020 20:20 | Atualizado em: 18/05/2020 20:23

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Mais 20 municípios pernambucanos, do Agreste Meridional e da Mata Sul, passarão a ser assistidos, a partir desta terça-feira (19), pelo Atende em Casa. O aplicativo para teleorientação para pacientes com sintomas da Covid-19 vai funcionar nos municípios de Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Capoeiras, Correntes, Canhotinho, Calçados, Iati, Jucati, Lajedo, Palmerina,
Paranatama, Saloá, São João, Terezinha, Escada, Lagoa dos Gatos, Primavera e Rio Formoso.

Com a inclusão dessas cidades, mais 463.437 pessoas poderão ter acesso ao aplicativo que orienta usuários que estejam apresentando sintomas gripais. Ao todo, já são mais de 5,7 milhões de pernambucanos de 66 cidades, em localidades espalhadas pela Zona da Mata, Agreste e Sertão, além de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o arquipélago de Fernando de Noronha, contemplados com a iniciativa.

O Atende em Casa tem o objetivo de passar orientações para a população, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 62,4 mil usuários cadastrados.

Até esse domingo (17), foram realizadas cerca de 21 mil teleorientações, com mais 7,9 mil chamadas de vídeo com um profissional. Ao todo, mais de 7,1 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 12,4 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pela internet e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Confira as cidades beneficiadas com o Atende em Casa:

Recife
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Paulista
Cabo de Santo Agostinho
São Lourenço da Mata
Camaragibe
Moreno
Itapissuma
Ipojuca
Ilha de Itamaracá
Igarassu
Araçoiaba
Abreu e Lima
Chã de Alegria
Glória de Goitá
Pombos
Fernando de Noronha
Chã Grande
Vitória de Santo Antão
Goiana
Caruaru
Garanhuns
Serra Talhada
Arcoverde
Palmares
Ouricuri
Petrolândia
Tupanatinga
Custódia
Sertânia
Araripina
Venturosa
Inajá
Jatobá
Betânia
Calumbi
Carnaubeira da Penha
Flores
Floresta
Itacuruba
Santa Cruz da Baixa Verde
São José do Belmonte
Triunfo
Alagoinha
Santa Cruz do Capibaribe
Águas Belas
Bom Conselho
Brejão
Caetés
Capoeiras
Correntes
Canhotinho
Calçados
Iati
Jucati
Lajedo
Palmerina
Paranatama
Saloá
São João
Terezinha
Escada
Lagoa dos Gatos
Primavera
Rio Formoso
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL