Diario de Pernambuco
Busca

LEITURA

Projeto faz doação de livros nos bairros de Jaboatão dos Guararapes

Publicado em: 08/11/2019 08:40

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.

O projeto Livros Livres acontece nesta sexta-feira (7), em Jaboatão dos Guararapes. Coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Fundarpe, a iniciativa irá espalhar 100 livros pelas ruas dos bairros Curado II, na Praça da Bíblia, e no Curado IV, próximo ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP). A ação começou a partir das 6h.

Criado pela coordenadoria de Literatura da Secult durante o Festival de Inverno de Garanhuns, em 2012, o projeto reúne livros doados, títulos vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura e publicações incentivadas pelo Funcultura, colaborando com a difusão da literatura e de novos autores pernambucanos.

De acordo com o coordenador de Literatura da Secult-PE, Roberto Azoube, a ideia do Livros Livres é transformar a região que recebe o projeto numa grande biblioteca. “A proposta é fomentar o acesso à leitura em edições que aconteçam mensalmente e em diferentes regiões”, explica o gestor.

Os livros espalhados são devidamente etiquetados com um selo explicativo, incentivando a prática do compartilhamento da leitura. Desde a sua criação, em 2012, até hoje, o projeto já “libertou” mais de cinco mil publicações baseado no conceito de ‘bookcrossing’, o ato de deixar livros em lugares públicos para que outras pessoas possam lê-los - e, eventualmente, deixá-los em outro lugar.

Serviço
Distribuição gratuita de 100 livros
Sexta-feira (8), às 6h
Ruas e praças dos bairros Curado II e IV
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL