São João

Passageiros da Zona Norte do Recife organizam festa junina em ônibus

Publicado em: 21/06/2019 12:59

Foto: Samuel Calado/DP Foto. (Foto: Samuel Calado/DP Foto.)
Foto: Samuel Calado/DP Foto. (Foto: Samuel Calado/DP Foto.)
As pessoas que embarcaram no ônibus Córrego do Inácio (Linha – 517), na manhã de ontem, se surpreenderam com uma festa organizada pelos usuários. Vestidos de camisa xadrez e com muito forró no pé, eles fizeram um grande arraial no coletivo, que saiu do terminal, na Zona Norte do Recife, às 6h50, e chegou ao Centro do Recife às 8h. A festa teve comida típica, música e até brincadeiras.

A ideia surgiu das amigas Eveline Juliana, 28 anos, e Marlene Francisca, 55. Elas criaram um grupo no WhatsApp com as pessoas que pegam o ônibus naquele horário, para acompanhar o percurso da linha. Segundo Marlene, que é auxiliar administrativa, o grupo traz alertas sobre o percurso e também para organizar as festas. “Além de ficar atento ao horário, a gente faz confraternizações, festas natalinas, carnavalescas, aniversariantes do mês e agora estamos fazendo a nossa festa junina, com bolo e forrozinho”, disse.

O motorista Josildo Pereira, 46, ficou encantado com a disposição e o carinho do grupo no mutirão. “Um trouxe uma cortina, outro trouxe o balão, a outra as bandeiras e quando vimos o ônibus estava todo decorado. Ficou lindo”. Ele ressaltou o clima de respeito que existe nas viagens. “Mesmo sendo amigos, eles sabem diferenciar isso e pagam as suas passagens”. 

O servidor público Danilo Oliveira, 24, que pega o ônibus há cinco anos, fez questão de participar do grupo da linha do Córrego do Inácio ao saber da mobilização. “Achei maravilhoso. Aqui a gente tem grandes irmãos. As pessoas hoje em dia estão preferindo deixar o carro em casa para pegar ônibus”. Há muitas razões para isso. O cobrador Carlos José Rozendo da Costa, 46, revelou que, além das mensagens no grupo do aplicativo, ele liga para informar que o ônibus está chegando na parada. “Muita gente deixa para fazer tudo de última hora e acaba esquecendo o horário. Eu faço questão de ligar para avisar que estamos perto, é o Disque-Inácio”, brincou.  

A dona de casa Joelma Pereira levou um susto ao entrar no ônibus. “Pensei que estava subindo no ônibus errado. A gente já acorda agoniada de manhã e uma surpresa dessa deixa qualquer um de bem com a vida”, relatou.

E no arraial do Córrego do Inácio compadrio é coisa séria. Para Eveline Juliana o grupo é a sua segunda família. “São os amigos que a vida me presenteou e eu faço questão de estar com eles todos os dias. Teve uma vez que eu me atrasei e fiz questão de pegar dois ônibus só para não perder a viagem desse”. Quando um falta, completou a passageira  Emília Barros, os demais ligam para perguntar o que foi que houve. “Alegria, cuidado e união são as palavras que nos definem. Eu estou com o coração partido porque troquei o horário no trabalho e vou usar outra linha.”
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL