Diario de Pernambuco
Busca

Carros ecológicos

Após seis anos, Noronha começa a implantar projeto Carbono Zero

Publicado em: 07/06/2019 07:59 | Atualizado em: 07/06/2019 08:04

Foto: Divulgação.

O projeto Noronha Carbono Zero, lançado em 2013 com previsão para cumprir a meta em cinco anos, ou seja, em 2018, começa a ser implantado no próximo sábado (8) no arquipélago de Fernando de Noronha. Neste dia será publicado o decreto-lei, que regulamenta a entrada, permanência e saída de veículos elétricos e estabelece os critérios de compra e uso dentro da ilha. O documento, inclusive, já foi assinado pelo governador Paulo Câmara na última quarta-feira (5). 

A segunda etapa será a proibição da entrada de veículos à combustão em Noronha, a partir de 10 de agosto de 2022. A terceira e última etapa acontece a partir de 10 de agosto de 2030, quando será proibida a circulação e permanência de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel, com exceção de embarcações, aeronaves, tratores e outros destinados a puxar ou arrastar maquinaria, executar trabalhos de construção ou de pavimentação, serviços portuários e aeroportuários.

“Essa vedação é necessária porque hoje não temos alternativas para embarcações, aeronaves e tratores e a proibição desses veículos movidos a combustíveis inviabilizaria o funcionamento da ilha. Mas o objetivo é que, a partir do surgimento de novas tecnologias, como de repente aeronaves elétricas, essa permuta vá sendo feita”, justificou o administrador da ilha, Guilherme Rocha. Na prática, o decreto-lei institui que a partir de 2030 todos os veículos à combustão sejam retirados de Fernando de Noronha, quando deve ser zerada a emissão de carbono na ilha. 

Com uma frota de 1.420 veículos automotores, sendo 544 carros particulares, para uma população de 3,8 mil moradores permanentes, o decreto-lei estabelece os critérios para liberação das autorizações para aquisição de veículos elétricos. Neste primeiro momento, a administração vai conceder 130 autorizações ecológicas para quem quiser obter um veículo nas especificações ambientalmente corretas, sendo 100 para pessoas físicas e 30 para pessoas jurídicas. “Quem tem direito à compra de veículo elétrico em Noronha é o morador permanente que possua carteirinha, sem débitos e regularizados com a administração. No caso das pessoas jurídicas, precisam estar com o alvará de funcionamento regularizado e em dia com a administração”, explica Guilherme Rocha. 

Os interessados nos veículos elétricos terão um prazo de entrega da documentação entre os dias 10 de junho a 10 de julho, no Controle de Veículos e Embarcações (CVE), no Palácio São Miguel. Após este período, será divulgada a lista com os nomes contemplados. "O nosso objetivo é zerar a emissão do carbono na ilha até 2030, conforme as premissas do Noronha + 20, que são regidas pela sustentabilidade em diversas áreas da gestão pública. Noronha Carbono Zero, através dos carros elétricos, é apenas o início de novas opções sustentáveis para a mobilidade e a matriz energética da ilha”, coloca Rocha. Como uma forma de incentivar a população na aquisição dos novos automóveis, a administração da ilha vai custear o frete dos veículos ecológicos no trecho Recife-Fernando de Noronha, e dos carros à combustão no trecho Noronha-Recife. “Quanto ao preço dos veículos, vai variar de acordo com a montadora”, disse o administrador da ilha. 

PARCERIA - No dia da publicação do decreto-lei, também será assinada uma parceria da administração de Fernando de Noronha com a Renault Brasil, quando a montadora irá anunciar promoções e diversos tipos de financiamento feitos pela marca. No entanto, os moradores poderão ficar à vontade para adquirir veículos elétricos de outras montadoras. A oficialização da cerimônia será no Restaurante Mergulhão, com a presença de executivos da Renault Brasil e representantes da administração de Fernando de Noronha. 

"A agenda ambiental tem que ser uma prioridade em todos os países, em todos os estados. Ficamos felizes em decidir iniciar essa opção sustentável por Fernando de Noronha, um local paradisíaco, que tem todo um simbolismo nessa questão ambiental. Temos certeza que essa iniciativa vai se espalhar pelo Nordeste e para o restante do Brasil", justificou o governador Paulo Câmara. 

Foram cedidos pela Renault Brasil seis automóveis, de três modelos, Zoe (três), Twizy (dois) Kangoo (um), e quatro carregadores para uso oficial da Administração Distrital em regime de comodato. Os veículos têm autonomia que variam de 100 a 300 quilômetros, dependendo do modelo, com recarga das baterias que duram em média 1h40 para atingir 80% carga total. “Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil visando trazer soluções de mobilidade sustentável. Para nós é uma honra estarmos presentes em Fernando de Noronha, que é um símbolo de preservação ambiental no Brasil e no mundo”, afirma o presidente da Renault Brasil, Ricardo Gondo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL