VACINAÇÃO

Prefeitura do Recife estende duração de postos para vacinação contra gripe

Publicado em: 20/05/2019 19:29 | Atualizado em: 20/05/2019 19:33

Postos dos supermercados Walmart, da Avenida Recife, e Todo Dia, em Afogados, continuam ativos. Foto: Ikamahã/Sesau PCR
Durante esta semana, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha de Vacinação Contra a Influenza poderão continuar a se vacinar em dois postos volantes montados pela Prefeitura do Recife. Até a próxima sexta (24), das 8h às 17h, a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife manterá profissionais do Programa de Imunização do Recife no Supermercado Walmart da Avenida Recife, no bairro de Areias, e no Supermercado Todo Dia, em Afogados, para imunizar a população.

Até agora, cerca de 70% do público-alvo total do Recife foi imunizado, representando mais de 350 mil doses aplicadas. Aproximadamente 150 mil recifenses ainda precisam procurar um dos 170 postos de vacinação, até o próximo dia 31, quando será encerrada a campanha. 

Por definição do Ministério da Saúde (MS), podem receber a dose de vacina contra a gripe as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas idosas, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias), profissionais de saúde, professores de escolas públicas e privadas do Recife, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. O MS recomenda a imunização de, pelo menos, 90% deste público-alvo.

Para melhorar a cobertura vacinal do município, algumas unidades de saúde também estão fazendo a vacinação em horário alternativo (17h às 21h), após o expediente convencional. A Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, por exemplo, continua disponibilizando vacina contra a gripe de segunda a sexta-feira, até às 21h. 

Outra estratégia adotada por algumas unidades, como por exemplo a Policlínica Alberta Sabin, na Tamarineira, é o não fechamento da sala de vacinação no horário do almoço. A Sesau também tem levado a vacinação contra gripe até pessoas acamadas, creches e escolas das redes municipal e privada, asilos, comandos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, igrejas e hospitais.

População em situação de rua -  Até a próximo sexta (24), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), a Sesau ainda irá vacinar contra a gripe cerca de 300 pessoas que vivem em situação de rua e são cadastradas e acompanhadas pelos serviços do Consultório na Rua, Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL