Diario de Pernambuco
Busca

Evento

Começa hoje o Seminário Biblioteca nas Escolas

Publicado em: 22/05/2019 07:25

Foto: Paulo Paiva/DP Foto. (Foto: Paulo Paiva/DP Foto.)
Foto: Paulo Paiva/DP Foto. (Foto: Paulo Paiva/DP Foto.)

A importância das bibliotecas e de políticas de promoção do hábito e da rotina da leitura em qualquer instância do ensino é algo indiscutível. Passível de discussão são os meios de como isto pode ser empreendido tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil. E é o que estará em pauta durante o 3º Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leituras.

O evento acontece hoje, em Nazaré da Mata, e amanhã em Caruaru. Trata-se da segunda parte do encontro - realizado pela Editora Cubzac, com patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) - que teve lugar no mês de abril nas cidades de Recife e Triunfo. Quem quiser participar, gratuitamente, pode entrar em contato pelo e-mail bibliotecanasescolas@ gmail.com. 

Os encontros acontecem nos auditórios das gerências regionais de educação (GRE) das cidades, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. O objetivo do seminário é conscientizar os gestores de educação, professores e profissionais de biblioteca da importância da mesma na escola para formação de leitores. Um dos convidados é o bacharel e doutor em filosofia pela USP, José Castilho Neto. Ele esteve à frente do processo de elaboração e aprovação da lei 13.696/18 e que é denominada pelo seu nome, Lei Castilho. 

A legislação, que aguarda por regulamentação no governo federal, institui a Política Nacional de Leitura e Escrita, em processo de elaboração desde 2007 e sancionada no ano passado. Ela estabelece estratégias que devem contribuir para a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas, a exemplo do comprometimento, do estado brasileiro, de, a cada dez anos, criar um plano traçando e estabelecendo metas e ações para o segmento. A programação está dividida em dois momentos, nos dois locais: manhã e tarde. 

Durante o primeiro período, será debatido o tema Bibliotecas como contexto essencial para formação de leitor, com as palestrantes Ana Dourado e Amanda Leal. No segundo, a temática será a Lei 12.244/10 da universalização das bibliotecas escolares, e a Lei 13.696/18 (Lei Castilho) com o próprio José Castilho, além de Wellington Melo e Luciana Lima. Nos dias 28 e 29, acontecem oficinas para coordenadoras de bibliotecas, na Biblioteca Pública Estadual, no Parque 13 de maio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL