Diario de Pernambuco
Busca

Benefício

Bolsistas do Prouni Recife denunciam falta de pagamento do VEM Passe Livre

Publicado em: 03/05/2019 20:21

Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) Recife denunciam que a Prefeitura do Recife não está inserindo os créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Passe Livre a que têm direito. O problema tem sido recorrente, segundo pais e alunos beneficiários. Ainda de acordo com muitos usuários deste benefício, o não repasse do benefício tem sido recorrente e desde que o VEM Passe Livre para o Prouni Recife foi criado, os créditos nunca foram pagos no dia correto. 

“Tal situação tem sido uma constante e impede os estudantes de frequentarem as aulas, recebendo faltas, perdendo provas e trabalhos. Por conta dos atrasos, a Frente de Luta se reuniu, no dia 04 de abril, com o secretário de trabalho, qualificação e empreendedorismo, Antônio Júnior, que garantiu que os pagamentos seriam feitos todo primeiro dia útil de cada mês. Todavia, a promessa não foi cumprida e os estudantes estão impossibilitados de frequentarem as faculdades”, afirmou o coordenador da Frente de Luta pelo Transporte Público, Pedro Josephi.

Segundo ele, a organização da sociedade civil também tem sido procurada por alunos e pais denunciando o problema. “Esperávamos que a prefeitura cumprisse com o acordo. Além de não inserir os créditos do VEM Passe Livre nos prazos corretos, os valores, reiteradamente, são aquém do que determina a Lei. Na próxima segunda, caso não seja normalizado, iremos representar o Prefeito Geraldo Júlio no Ministério Público de Pernambuco”, acrescentou Josephi. 

Em nota, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), pasta responsável pelo repasse, “esclarece que os pagamentos do Passe Livre para o Prouni Recife têm sido feitos normalmente, sem prejuízo para os 993 estudantes beneficiados. O valor referente ao mês de maio foi transferido nesta sexta-feira (3) para a Urbana. Com isso, os créditos estarão disponíveis para os usuários na segunda-feira (6)”, disse o comunicado. 

Segundo a comunicação da pasta, em especial no mês de maio, o crédito estará disponível no terceiro dia útil do mês por conta do feriado e do fim de semana. “É importante lembrar que são creditadas 70 passagens por mês, que podem ser utilizadas em todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, dentro do limite dos créditos concedidos. O Passe Livre foi ampliado para incluir os estudantes do Prouni Recife no ano passado, em plena crise econômica, mais uma vez comprovando a prioridade que a atual gestão dá à Educação”, informou a nota da Prefeitura do Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL